top of page

Últimas Notícias

Secretaria de Saúde inicia Mutirão da Dengue para visitar mais de 10 mil imóveis

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • há 5 horas
  • 2 min de leitura

De acordo com a secretária de Saúde, Laura Leandra, a mobilização representa uma integração entre a Atenção Básica e a Vigilância Ambiental, com a participação direta de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE)

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no último sábado (17) o Mutirão da Dengue, uma operação integrada de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação ocorrerá durante oito sábados consecutivos, com o objetivo de ampliar a cobertura das visitas domiciliares em algumas áreas da cidade, atingindo pelo menos 80% dos imóveis, conforme estabelece as normativas do Ministério da Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde, Laura Leandra, a mobilização representa uma integração entre a Atenção Básica e a Vigilância Ambiental, com a participação direta de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), que já atuam rotineiramente na prevenção. Ao todo, 36 ACS se uniram à força-tarefa, contribuindo para que cada agente consiga visitar, em média, 25 imóveis por sábado. A meta é alcançar cerca de 10 mil residências até o fim do ciclo.

Para Laura, o mutirão é uma resposta efetiva da gestão à ameaça das arboviroses. “Estamos intensificando o trabalho de campo unindo esforços das duas frentes para garantir que nosso trabalho chegue a todas as casas, especialmente nas áreas que mais precisam. É um compromisso com a saúde pública e com a vida das pessoas. A Prefeitura está presente, e o cidadão também precisa estar junto nessa luta”, destacou.

A coordenadora de Vigilância Ambiental, Juscilene Rosa, reforça a importância da ação e pede o apoio da população. “É uma operação necessária. O mosquito está dentro das nossas casas, e os focos muitas vezes se escondem em pequenos objetos esquecidos. Os agentes, tanto de saúde quanto de endemias, estão capacitados, devidamente identificados e prontos para orientar e atuar com firmeza. Mas precisamos que os moradores nos recebam, colaborem e façam a parte deles também”, enfatizou.

As visitas dos mutirões acontecerão sempre aos sábados, justamente para permitir que mais famílias estejam em casa e possam receber os profissionais da saúde. Durante as abordagens, os agentes realizam inspeções em quintais, caixas d’água, calhas e demais locais com potencial para acúmulo de água, além de fornecerem materiais educativos.

Por fim, a secretária de saúde reforça que “o combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada. Convidamos todos os moradores a colaborarem com o mutirão, abrindo suas portas e adotando hábitos simples de prevenção. Juntos, podemos fazer a diferença”, Laura Leandra.





Fonte: Assessoria

Comments


bottom of page