top of page

Últimas Notícias

Combater buracos no asfalto nas chuvas, ajuda a recuperação da malha no início do período de seca

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 2 horas
  • 1 min de leitura

A falta destas ações preventivas no período chuvoso 2024/2025, obrigou a cidade a quadriplicar os investimentos no período da seca durante 2025

No período chuvoso de 2024, ultimo ano da gestão anterior, o serviço de "tapa-buracos" foi abandonado e a cidade se transformou em um caos na sua malha viária urbana.

Muito embora a ação tenha tido por objetivo denegrir a gestão que estava iniciando, com as justas reclamações dos moradores, o abandono deixou claro que a cidade gasta pelo menos 4 vezes mais com um serviço necessário, que poderia ter sido evitado com a simples ação de manter o "tapa-buracos" mesmo em final de gestão.

Para evitar que o período de seca em 2026, tenha início com a cidade da mesma forma que 2025, completamente esburacada, a atual equipe da Secretaria de Obras vem desenvolvendo o trabalho de tapar os buracos, mesmo no período chuvoso.

O serviço é essencial para assegurar que a água da chuva tenha um caminho livre para seguir seu curso natural. Folhas, terra e outros resíduos acumulados podem obstruir o escoamento, causando danos às vias e riscos aos moradores.

Os custos de limpeza do sistema de escoamento e a operação "tapa-buracos" consome em média 20% dos recursos anuais da Secretaria de Obras, mas os dados do portal de transparência, graças ao abondono proposital da gestão anterior, os gastos chgaram a 32% em 2025, com um aumento de 350% apenas no quesito "tapa-buracos" com aquisição emergencial de material betuminoso, o que deverá ser economizado neste ano de 2026.

Comentários


bottom of page