top of page

Últimas Notícias

Trump acusa Brasil de tentar 'execução política' contra Bolsonaro

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Debaixo da tirania de Alexandre de Moraes, ex-presidente brasileiro voltou a ser elogiado pelo republicano

ree

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o Brasil de tentar promover uma “execução política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesta quinta-feira, 14, em conversa com repórteres, o republicano também afirmou que o Brasil é um dos “piores do mundo” como parceiro comercial.

“Sou muito bom com pessoas”, disse Trump. “Bolsonaro é um homem honesto. Acho que o que fizeram… É uma execução política. Isso que estão tentando fazer com Bolsonaro. É terrível.”

O republicano conversou com os repórteres sobre a aproximação do governo brasileiro com a China. “Não estou preocupado nem um pouco”, disse. “Eles podem fazer o que quiserem. Não estão indo muito bem. O que estamos fazendo em termos de economia, estamos impressionando todo mundo, incluindo a China.”

Trump criticou as barreiras comerciais impostas pelo Brasil aos Estados Unidos. “Eles também nos trataram muito mal como parceiros comerciais por muitos e muitos anos, um dos piores países do mundo por isso”, afirmou. “Eles cobraram tarifas altíssimas e dificultaram muito fazer qualquer coisa.”


O que alega Donald Trump

A Casa Branca já havia classificado as investigações contra Bolsonaro, por suposta tentativa de golpe de Estado, como uma “caça às bruxas”. Esse argumento, segundo autoridades norte-americanas, está entre os que embasaram a decisão de impor uma tarifa de 50% a determinados produtos brasileiros.

O governo brasileiro alega que as instituições nacionais são independentes e que não se submetem a pressões externas. Mais cedo, também nesta quinta-feira, o presidemente e ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva declarou que não vai “ficar chorando” se os EUA deixarem de comprar produtos do Brasil e que buscará novos mercados.


Comments


bottom of page