top of page

Últimas Notícias

Sob o comando de Laura Leandra, Saúde fecha 2025 como uma das melhores atuações dos últimos anos

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 2 horas
  • 6 min de leitura

Com apenas 8 meses à frente da pasta, Secretária fez a diferença a favor da saúde pública e sofre perseguição dos politiqueiros que estão de olho no dinheiro da saúde

ree

Esposa, mãe, cristã e profissional dedicada no setor de saúde pública há mais de 20 anos, Laura Leandra assumiu a pasta mais delicada da administração municipal, após um início conturbado na gestão do Prefeito Sérgio Machnic.

Com carta branca do gestor, implantou um ritmo de trabalho intenso, reunindo entre a imensa maioria dos servidores do setor, a valorização profissional, como norma e o atendimento público como regra.

Atuando no serviço sem laços partidários, sem favorecimentos, sem desvios e mantendo seus princípios cristão como norte, Laura Leandra fecha o ano de 2025 com inegáveis conquistas, melhorando sobretudo o atendimento ao público e reduzindo as quilométricas filas de exames que marcou a administração do Prefeito anterior.


DINHEIRO – MUITO DINHEIRO

Com receitas e despesas estimadas para 2026 de R$ 243.255.000,00 (Duzentos e quarenta e três milhões, duzentos e cinquenta e cinco mil), a pasta tem o segundo maior orçamento da gestão em Primavera do Leste, ficando atrás apenas da Educação que tem R$ 244.515.000,00.

ree

São valores que mexem com a ganância daqueles que sempre fizeram da saúde pública municipal um meio para enriquecimento pessoal. Não é por outra razão que se formou um bloco para tentar derrubar a Secretária que compactua com a irresponsabilidade no trato da coisa pública, segundo orientação do Prefeito Sérgio.


CAMPANHA PELA VOLTA DO “TOMA-LA-DÁ-CÁ”

Formado por politiqueiros de plantão, alguns poucos servidores acostumados a fazer da saúde pública balcão de negócios e por aventureiros de toda sorte que estão conquistando espaços na administração, o grupo precisa tirar a Secretária Laura Leandra, que não se presta ao escambo barato, para voltar novamente a estabelecer a política de criar dificuldades para vender facilidade, tão usados em páginas passadas, mas recentes.

ree

Embora a renovação na Câmara tenha sido significativa, o “modus operandi” é passado de legislatura para legislatura e antes que aprendam a diferença entre o que fazer no 1º expediente e o que fazer no 2º expediente, já são versados na pressão política para atender suas ganâncias.


A CONTA VAI PRA QUEM?

Por enquanto a campanha para derruba-la tem sido frustrada pela confiança que o Prefeito Sérgio Machnic deposita na sua Secretária e na resistência em mudar só para agradar aos politiqueiros. Até porque, sabe bem o gestor, que a arruaça que vão promover, vai recair sob sua biografia e seu histórico político.

ree

A "meia dúzia" de perfis “mão-peluda” ou simplesmente fakes nas redes sociais fazem barulho, mas são escassos, enquanto o perigo maior reside no entorno do próprio Prefeito, onde os aventureiros articulam no “intra-muros”. Aliados daqueles que são oposição a gestão e que jamais votaram ou lutaram pela eleição do Prefeito, querem definir a forma, o modo e as práticas da gestão. Afastando os verdadeiros aliados de primeira hora.

Conquistaram boa parte do intento, mas a Saúde Pública tem resistido bravamente em nome da lisura, da correção e daquilo para o qual Sérgio Machnic foi eleito Prefeito. Mudar. E é exatamente isso que Laura Leandra vem promovendo. Mudança para melhor.


CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS

Nesses meses que responde pela Pasta da Saúde, o momento mais delicado, sem dúvidas, enfrentado por ela, foi a volta do sarampo em Primavera do Leste, doença que estava extinta há décadas.

A Secretaria e sua equipe técnica criaram e desenvolveram uma campanha tão superlativa de vacinação, combate a transmissão e esclarecimentos, que mereceu do Ministério da Saúde, uma declaração de excelência pela atuação.


OS NÚMEROS

Saúde Pública é uma prestação de serviço continuado que sempre pode ser melhorado, mas os avanços no comparativo com anos anteriores saltam os olhos.

Apenas entre os meses de Maio até Dezembro/2025, os dados e os serviços são tão amplos e abrangentes que é impossível descreve-los em uma reportagem, mas estão em um relatório completo de 107 páginas onde consta tudo o que foi feito com a quantidade de cada exame, cada atendimento, cada melhoria conquistada, cada atendimento médico realizado, além dos espaços físicos como Núcleo da Saúde Mental, Farmácia Viva e dezenas de outros. Basta que os vereadores ou o próprio público busquem a informação na Secretária.

ree

Apenas para exemplificar, citamos a oftalmologia, com mais de 1.500 exames realizados apenas no período entre maio e dezembro. Mais de 2.000 exames na pediatria. Mais de 100 mil exames laboratoriais no setor de patologia geral, mais de 5.000 ultrassonografias, apenas para citar alguns.

No período citado, foram contratados 57 profissionais seletivados e 75 concursados, entre eles médico clínico geral, cirurgião geral, psiquiatra, reumatologista, neurologista, além de intervencionistas para o SAMU, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgião dentistas, bioquímicos, técnicos em radiologia e dezenas de outros cargos.

Os mutirões de saúde foram tantos e tão abrangentes que praticamente todos os setores de saúde receberam atenção. Somente no outubro rosa, mais de 7.000 exames de Ultrassom.

ree

Embora sejam públicos e disponíveis na Secretaria de Saúde, os dados totais são escondidos do público pelos politiqueiros pois existe o interesse em derrubar um trabalho técnico apartidário e de qualidade. Nem mesmo o setor de comunicação da própria gestão se interessa em divulga-los, oportunizando mais ataques, ou publicando filigranas depreciativas como celebrações de final de ano de um grupo de servidores, como se fosse ação de gestão.


A VOZ DO POVO

 

A reportagem do Jornal ELNews, ouviu dezenas de depoimentos do público, seja em UBS’s, na UPA, nos Hospitais conveniados, laboratórios, centro de imagens, CEMOC, farmácia municipal e central de regulação.

São relatos agradecidos, emocionantes e didáticos que atestam as melhorias conquistadas pela saúde pública de Primavera do Leste ao longo de 8 meses de 2025.

Internada na UPA, E.M., 82 anos, moradora do centro, relata que nunca foi tão bem atendida na Urgência de Saúde, com acompanhante, refeição de qualidade, médicos e enfermeiros prestativos para o tratamento do seu avançado estado de osteoporose.

ree

L.M.A., 40 anos, moradora do Primavera II, precisou de atendimento emergencial na UPA para retirada de pedras dos rins, foi atendida, em menos de 24 horas encaminhada para o Hospital São Lucas onde foi operada e após 48 horas estava em alta, sem as dores lancinantes que caracterizam as pedras nos rins.

E.P., 64 anos, diabético, morador do Primavera III, sofreu uma reação alérgica na mudança de insulina que resultou em uma crise aguda. O SAMU demorou cerca de 15 minutos para chegar a sua residência sendo encaminhado para a UPA recebendo no trajeto toda a assistência dos profissionais do SAMU altamente especializados e na Unidade de Saúde foi imediatamente medicado, o que salvou sua vida.

J.C., 47 anos, morador do Castelândia e Pai de filho Autista relata o que sentiu ao ver unidades como Núcleo da Saúde Mental, APAE e outros receberem o necessário para atendimento aos especiais agora com espaço apropriado. “Sinceramente, nunca tinha visto tanta dedicação como nesta equipe atual. Fico feliz em ver essas melhorias acontecendo”, relatou ele.

J.V.S., 53 anos, moradora do Tuiuiu, participou do mutirão na Unidade Básica de Saúde no seu bairro e agradeceu os serviços recebidos. “Desde a menopausa venho sentindo incômodos e o atendimento resolveu meu problema. Quero agradecer a todos que vieram aqui nos trazer esses atendimentos”, disse ela.

ree

Não são diferentes os relatos no Centro de Especialidades Médicas Oswaldo Cruz, no Centro de Imagens e na rede de atenção básica.

Na Farmácia Municipal, T.F.S., 58 anos, morador do Novo Poxoréu, afirmou que sofreu com a falta de medicamentos durante um período, no início do ano, mas que logo os remédios foram adquiridos e hoje suas receitas estão sendo aviadas de forma rápida e sem interrupções.


BALANÇO

Não há dúvidas que a Saúde Pública sempre pode e deve melhorar. Sempre haverá algo que é necessário fazer a mais. Mas também é impossível negar que ela vem melhorando a passos largos quando comparado com o passado o recente.

O comando de Laura Leandra a frente da Saúde é um sopro salutar e jovial em um setor vital para a população de uma cidade que até 2017 era referência na saúde pública no estado e que vem recuperando seu posto com muito trabalho e dedicação, principalmente nos últimos 8 meses, sem as ambições pessoais do grupo que quer retomar para fazer da população refém de seus interesses escusos.

ree

Em Janeiro que se aproxima, os politiqueiros e alguns da gestão estão prometendo um ataque total para derrubar a Secretária de Saúde de seu posto.

Pelo bem da população de Primavera do Leste, que o Prefeito Sérgio Machnic mantenha sua postura de rechaçar a enorme pressão que vem recebendo e que deve aumentar, inclusive com promessas de ruptura institucional no relacionamento legislativo-executivo e mantenha a proa da nau, rumo ao futuro apartidário e sem corrupção.

E se não for pedir muito, que escolha com mais parcimônia, seu assessoramento político de aventureiros despreparados.




Ely Leal - Redação

Comentários


bottom of page