top of page

Últimas Notícias

Secretária Saúde Laura Leandra intensifica ações do Dezembro Vermelho

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 59 minutos
  • 3 min de leitura

EFS atendendo em horário ampliado, campanhas, vacinação e atendimentos médicos são levados para a população em campanhas específicas

ree

Mesmo sob forte pressão de politiqueiros, a Secretária de Saúde de Primavera do Leste, Laura Leandra, um gestora apolítica que toca seu trabalho com perfil técnico e vem colhendo resultados satisfatório em todos os setores, vem intensificando as ações de melhoria direta de atendimento ao público com a campanha do Dezembro Vermelho.

O grupo de politiqueiros tentou responsabilizar a titular da pasta por uma ação tradicional de colaboradores da UPA, que fazem seus festejos "interna corporis" as suas custas, arrecadando víveres com setores que os apoiam e convidam para a festa, aqueles que lhes agradam, tornou-se caso de jornalismo direcionado para a chantagem de quem tem interesse na destruição do trabalho na saúde para a volta da prioridade ser politica-pessoal.

Enquanto os polítiqueiros trabalham no Jornalismo pago e direcionado, as ações em favor da população se multiplicam.

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste está realizando, ao longo de todo o mês de dezembro, uma programação especial dedicada ao Dezembro Vermelho, campanha nacional de conscientização, prevenção e enfrentamento ao HIV, à AIDS e às demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) sob a direção geral da Secretária Laura Leandra.

As ações reforçam o compromisso da gestão Sérgio Machnic e Iva Viana em promover acolhimento, informação e cuidado integral à população.

A mobilização começou no dia 9 de dezembro, com a Primeira Jornada Municipal do HIV e AIDS, um encontro voltado à integralidade da atenção, à desmistificação da doença e ao fortalecimento das práticas de cuidado. Dando continuidade à programação, a Secretaria estruturou um cronograma especial nas Unidades de Saúde da Família que já funcionam com horário estendidoo em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento.

Na quinta-feira, (11) o ESF11, no bairro Buritis, realizou atendimentos, bem como no dia 18 de dezembro, em horário estendido, das 18h às 22h.

Já o ESF4, no Parque Eldorado, abre suas portas em horário ampliado no dia 16 de dezembro, também das 18h às 22h. 

Nessas noites, a população tem acesso a testagens rápidas, consulta médica, atendimento de enfermagem, assistência odontológica e auriculoterapia, além de orientações completas sobre prevenção combinada, incluindo informações sobre PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição).

De acordo com a coordenadora do ESF11, Araceli Ribeiro, as ações têm aproximado ainda mais os serviços de saúde da comunidade. "Toda a população da nossa região de atendimento está convidada para, nestas datas receber testes rápidos para hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis, além de atendimentos odontológicos no período noturno, auriculoterapia, consultas de enfermagem e atendimento médico, tudo por livre demanda".

A coordenadora explica que “a iniciativa integra o mês de conscientização e combate ao HIV e reforça o compromisso da Atenção Primária com a prevenção e a promoção da saúde. Convidamos toda a população a comparecer, aproveitar os serviços disponíveis e fortalecer essa rede de cuidado".

Para Laura Leandra, os trabalhos no mês de Dezembro vem coroando as ações no ano de 2025.

"Desde que assuminos a pasta na metade do 2º semestre deste ano, temos apresentado um projeto técnico de açõs que visam a reestruturação e a prioridade no atendimento das demandas da sociedade. Recebi carta branca do Prefeito Sérgio Machnic para fazer o que fosse preciso para melhorar a saúde em todos os níveis e temos feito isso de maneira que o beneficiário final seja o cidadão que necessita na ponta do processo. Enquanto tiver a confiança da gestão para continuar este trabalho, faremos e as ações do dezembro estão aí para fechar um ano de muito trabalho e dedicação de todos os colaboradores da saúde que incansavelmente tem atuado para atender melhor o cidadão. Falhas existem e sempre existirão, mas temos feito o possível para mitiga-los e já preparamos um 2026 ainda mais atuante," relata a Secretária Municipal.





Ely Leal/Redação com "Insert" da Assessoria

Comentários


bottom of page