top of page

Últimas Notícias

Reunião política abre início do diálogo para definições visando as eleições 2026

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Encontro promovido pelo Podemos, não vai tratar de nomes, mas de projetos da direita que tenham Primavera do Leste como foco

Três partidos que integrou o arco de alianças do então candidato Sérgio Machnic (PL), o PRTB, o Novo e o Podemos, estão organizando uma reunião suprapartidária nesta terça-feira, 01, ás 19h, buscando abrir os entendimentos e os pontos convergentes para uma caminhada unificada da direita, visando eleger um representante de Primavera do Leste para a Assembléia Legislativa.

O ex-vereador Adriano Carvalho (Podemos) que lidera um dos partidos deste grupo político, não pode ser candidato porque está hoje sob a pena da inegibilidade, por ter tido seu mandato cassado em 2024. Ele teve mais de 12 mil votos para deputado estadual nas eleições de 2022.

Com isso, o grupo dele e o próprio, se sentem livres para buscar uma candidatura que defenda os ideais da direita e que seja municipalista para apoiar no pleito de 2026, segundo disse o próprio Adriano para a reportagem do ELNews.

"Não queremos falar de nomes por enquanto. Queremos abrir o diálogo e buscar um candidato que tenha o nosso perfil e nesta fase do processo, todos podem trazer suas sugestões. Em 2026 vamos contribuir com a cidade, não indicando nomes, mas apoiando um projeto que se aproxime do que entendemos ser melhor para a cidade, para Mato Grosso e para o Brasil", disse Adriano.

Com cerca de 40 mil eleitores votantes, Primavera do Leste pode fazer ao menos 1 deputado estadual e ser decisivo para a eleição de um deputado federal. Só que desde Zeca Viana (Republicanos) que foi eleito duas vezes (2010-2014), a cidade tem pulverizados seus votos em candidatos de outra cidades e isso causou um imenso prejuízo para Primavera do Leste.

Além de um interlocutor junto ao Governo do Estado com a força do voto na Assembléia e gestões junto ao Governo Federal, a falta de um deputado estadual representa a perda de R$ 28 milhões anuais em emendas impositivas ou R$ 112 milhões em um mandato.

Os eleitores de Primavera precisam valorizar seus votos e saber que a perda de investimentos afeta a todos.

A reunião desta terça-feira busca resgatar a valorização da cidade no cenário político estadual.


Sempre candidato

Pré-candidato desde 2022, quando apoiou candidatura de fora da cidade, para não criar sombra para o seu próprio projeto de poder, o ex Prefeito Léo "Torquemada" será o representante da extrema esquerda nas eleições pelo MDB. Para isso investiu pesadamente o dinheiro dos primaverenses na Prefeitura, em anúncios na mídia cuiabana e de outras cidades quando era gestor e agora tem usado da mesma estratégia como Presidente da A.M.M. (Associação Mato-grossense dos Municípios).

Embora de aparência jovem, se trata de um idoso quando se observa suas estratégias eleitorais previsiveis e vem de seguidas derrotas que tisnaram sua reputação de "bom de voto". Em 2022 apoiou Janaína Riva para deputada estadual, largando Primavera, de olho apenas em seu próprio projeto, já que a Deputada goza de grande reputação perante os eleitores do estado. O resultado é que entregou apenas os votos que Janaína já teria se não tivesse o apoio dele. E cobrou caro por isso.

Em 2024 praticamente largou a Prefeitura para se dedicar a estruturar, coordenar e guiar a candidatura do seu então vice, Ademir de Góes, na disputa onde foi massacrado pelos votos de Sérgio Machnic em outubro passada.

Nesta mesma eleição, teve 11 dos 15 cargos de vereador preenchidos por seu grupo político e mesmo assim não conseguiu fazer seu candidato, vereador Sérgio Crocodilo (UB), Presidente da Câmara e tomou um tombo de Marco Aurélio/Sergio que levaram a Mesa Diretora.

No atual momento da pré-campanha, tem colhido muitas rejeições na sua ambição de se eleger deputado. Vários segmentos da sociedade tem respondido aos seu pedido de apoio com um; "Vamos ver mais frente...", num claro gesto de não receberá o apoio desejado. Além disso vai enfrentar em 2026, uma onda bolsonarista de direita, soprada de Brasilia, sendo que a ele sobrará o papel de ser o representante da extrema esquerda.

Para contrapor a este projeto pessoal e ambicioso de Léo "Torquemada", que a reunião da direita começa a ser articulada em Primavera do Leste.



Ely Leal - Redação





Comments


bottom of page