top of page

Últimas Notícias

Pelo fim da guerra, Zelensky admite que pode ceder parte de território à Rússia

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Presidente da Ucrânia falou em "negociações reais" em busca da paz

ree

Neste domingo, 17, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse pela primeira vez que pode ceder à Rússia parte do território de seu país a fim de encerrar a guerra.

“Precisamos de negociações reais”, disse o líder ucraniano, depois de encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas, na Bélgica. “Isso significa que podemos começar por onde está a linha de frente agora.”

De modo a obter apoio de outras nações da Europa, ele foi até a sede da União Europeia. Já o presidente da Rússia, Vladimir Putin, esteve nos Estados Unidos na última sexta-feira, 15, para discutir condições para o fim da guerra. Zelensky também deve se encontrar com o líder norte-americano, Donald Trump, nos próximos dias.

No encontro entre Trump e Putin, não houve acordo para cessar-fogo, condição que o presidente norte-americano havia sugerido para evitar “consequências severas” a Moscou. Trump, porém, defendeu um acordo de paz permanente, que se alinha se às exigências do Kremlin, e sugeriu a possibilidade de troca de territórios.

A troca de áreas tem potencial para agradar à Rússia, que atualmente controla pouco mais de 400 km² em Sumi e Kharkiv, fora das quatro regiões anexadas — Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson — e da Crimeia, ocupada desde 2014. Cerca de 6,6 mil km² de Donetsk seguem sob domínio ucraniano, enquanto as forças russas avançam em pontos estratégicos e ameaçam posições de Kiev.

Com Lugansk já sob controle total de Moscou, uma das opções seria ceder Donetsk em troca do retorno das áreas de Sumi e Kharkiv e congelar a linha de frente, conforme a situação atual. Zaporíjia e Kherson também podem ter suas fronteiras ajustadas, conforme negociações em andamento.

Apesar de demonstrar abertura para rever sua posição sobre os territórios, Zelensky reiterou o objetivo de conseguir uma pausa no confronto antes de discutir um pacto definitivo. Ele segue em busca de respaldos para evitar decisões unilaterais entre Washington e Moscou.

Comments


bottom of page