top of page

Últimas Notícias

Governo usa robôs para elogiar Lula e Escola de Samba rebaixada nas redes sociais

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura

Estudo da plataforma Brandwatch identificou sinais de uso de robôs entre 21h de domingo 15 e 17h de segunda,16, e identificou 242.630 menções ao tema em redes sociais com objetivo de alcançar 1,1 bilhão de pessoas

Um estudo da plataforma Brandwatch identificou sinais de uso de robôs para impulsionar manifestações virtuais em apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a controvérsia gerada pela homenagem prestada a ele pela escola de samba Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio de Janeiro.

A escola terminou na última posição e foi rebaixada pelos jurados.

O levantamento revelou que, entre 15 e 18 de fevereiro, perfis no X apresentaram padrões considerados inorgânicos.

O usuário @Warley_Lopes, por exemplo, realizou 5.969 publicações nesse período, chegando a quase 400 postagens por hora.

Outros perfis também ultrapassaram 3 mil mensagens cada, enquanto os mil usuários mais ativos somaram mais de 200 mil interações em apenas quatro dias.

Entre as principais características observadas nesses perfis, destacam-se o predomínio de retuítes em relação a conteúdo próprio, altos volumes de atividade em curtos períodos, e concentração de mensagens em torno da defesa do governo Lula e ataques a adversários, além de temas como Carnaval e, ocasionalmente, o BBB.

No relatório, os responsáveis pelo monitoramento afirmam que “o conjunto de evidências aponta para comportamento incompatível com padrões usuais de engajamento espontâneo e reforça a hipótese de mobilização artificial coordenada ou de automatização parcial na amplificação do debate digital depois do desfile”.

A Brandwatch realizou um levantamento, entre 21h de domingo 15 e 17h de segunda-feira 16, e identificou 242.630 menções ao tema em redes sociais, portais, blogs e outros canais digitais, alcançando aproximadamente 1,1 bilhão de pessoas.

Entre as menções analisadas, 39% apresentaram teor negativo sobre a homenagem ao presidente Lula, enquanto 15% expressaram sentimento positivo e 26% se mantiveram neutras.

Diferentes grupos políticos influenciaram as avaliações, refletindo o ambiente polarizado das discussões on-line.

bottom of page