top of page

Últimas Notícias

Governo de SP confirma 11 casos de intoxicação por metanol

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • 3 de out.
  • 2 min de leitura

Gabinete de crise estadual segue ativo depois do aumento de internações

ree

Fiscalizações intensificadas pelo Governo de São Paulo, nesta quinta-feira, 2, resultaram na interdição de sete estabelecimentos e na apreensão de mais de mil garrafas de bebidas. A operação ocorre em meio à investigação sobre intoxicações por metanol. O gabinete de crise estadual segue ativo depois do aumento de internações e confirmação de 11 casos de contaminação. A capital paulista registrou uma morte.

Durante as operações realizadas nesta semana, autoridades estaduais recolheram quase 2 mil lacres falsificados na capital, além de 162 garrafas de uísque e rótulos irregulares em Dobrada, na região de Araraquara.

Em uma fábrica clandestina em Americana, a polícia encontrou mais de 17 mil garrafas com indícios de falsificação na terça-feira 30. Em Barueri, um lote de 128 mil garrafas foi lacrado por falta de documentação adequada na quarta-feira 1º.

As ações envolvem secretarias de Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça. As pastas investigam bares e distribuidoras em diferentes regiões. Os locais fiscalizados tiveram as inscrições estaduais suspensas e estão proibidos de comercializar produtos.

No total, desde o começo do ano, a polícia apreendeu 50 mil garrafas em ações contra bebidas alcoólicas adulteradas. Entre os itens confiscados em 2025, destacam-se 15 milhões de selos, rótulos e etiquetas falsificados.


Intoxicação por metanol

Entre os municípios, São Paulo apresenta 27 casos sob análise e oito confirmados. São Bernardo do Campo possui nove suspeitos e um confirmado. Guarulhos tem um caso investigado e outro confirmado, e Itapecerica da Serra, um confirmado. No interior e litoral, há situações em Barrinha, Limeira, Santos e São Vicente.

Na zona sul da capital, em M’Boi Mirim, agentes apreenderam seis caixas com 60 garrafas de vodka do mesmo lote lacrado em Barueri, além de produtos vencidos, rótulos irregulares e condições inadequadas de higiene, como presença de roedores e insetos.


Orientações à população

As investigações criminais contam com cinco inquéritos abertos e envolvem três departamentos da Polícia Civil. Até o momento, 24 pessoas foram presas. Em Dobrada, duas mulheres foram detidas nesta quinta-feira, 2. Elas portavam 162 garrafas falsas.

Autoridades orientam a população a buscar atendimento médico imediato diante de sintomas como dores abdominais, tontura ou confusão mental depois de consumir bebidas alcoólicas. “O socorro em até seis horas depois do começo dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento”, explicou a Secretaria de Estado da Saúde.

O risco de intoxicação por metanol é elevado. Pode causar cegueira irreversível e morte. O governo de São Paulo reforça que o metanol pode estar presente em bebidas clandestinas e outros produtos industriais. Laboratórios em Campinas, Botucatu e Ribeirão Preto realizam análises de sangue e urina, com laudos emitidos em até uma hora.

Comentários


bottom of page