top of page

Últimas Notícias

Farm Show MT celebra 10 anos conectando tecnologia, campo e cidade

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 27 minutos
  • 3 min de leitura

Criada como feira de negócios em 2015, evento acompanha a expansão de Primavera do Leste e chega à décima edição em março

A Farm Show MT completa 10 anos consolidada como uma das principais feiras de negócios do agronegócio em Mato Grosso. Criado em 2015, o evento passou a refletir a transformação produtiva e econômica de Primavera do Leste, que deixou de ser uma cidade “estagnada” para se tornar polo regional de produção, indústria e serviços.

A décima edição será realizada de 10 a 13 de março de 2026, no Parque de Exposições do município e, segundo o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, Marcos Bravin, a mudança de perfil de uma feira com shows e rodeio para uma feira de negócios foi decisiva para reposicionar a cidade. “O nosso sonho era transformar essa feira numa feira de negócio para mostrar o potencial da nossa região”, afirma ao Estúdio Rural.

Ao longo dessa década, a feira acompanhou a expansão urbana e industrial do município. “Primavera saiu de uma população de 50 mil habitantes e hoje nós estamos com 110 mil. A cidade cresceu, o agro cresceu e quem ganhou com isso foi toda a população”, diz Bravin.


Tecnologia como eixo do crescimento

Para Bravin, o avanço tecnológico do produtor rural caminhou junto com a consolidação da feira. “A décima edição da Farm Show MT é um crescimento muito grande, não só da feira, mas do conhecimento do produtor rural e das tecnologias que a gente trouxe para a região”, afirma.

O evento também ampliou o alcance da produção local. “A gente conseguiu trazer o Brasil e o mundo para dentro da nossa região. Hoje somos um polo de irrigação e mostramos o nosso potencial para mais de 60 países”.

A presença internacional e o interesse por lançamentos refletem a posição do estado no cenário global. “Muitas tecnologias que antes eram lançadas fora do país hoje estão sendo lançadas dentro do Brasil, e Mato Grosso é um dos primeiros a abraçar essas inovações”, pontua.


Uma feira além do produtor rural

Ao longo dos anos, a Farm Show MT passou a dialogar com públicos além do setor produtivo. A programação inclui ações voltadas à educação, à família e à divulgação do agronegócio para a população urbana. “A Farm Show é uma das poucas feiras que se preocupa em mostrar o agronegócio para toda a cidade”, diz Bravin.

A estrutura do evento com o passar dos anos foi ampliada para permitir a circulação do público fora do horário comercial. “Trabalhamos em iluminação, praças de alimentação e espaços para a família, para que a pessoa que não é do agro possa conhecer e entender o que é o agro”, explica ao Canal Rural Mato Grosso.


Safra de soja exige cautela do produtor

Enquanto a feira é organizada, no campo, o cenário é de atenção redobrada. Em Primavera do Leste, a colheita da soja avança lentamente, com impacto do atraso e da irregularidade das chuvas ao longo do ciclo. “Estamos com 5% a 10% das áreas colhidas, a maioria de pivô. Não vai ser uma super safra, vai ser uma safra normal”, avalia Bravin.

A produtividade varia conforme a localização das áreas. “Tivemos três secas em momentos importantes da lavoura. Isso interfere na granação e no peso da soja”, explica.

Com preços pressionados e custos elevados, o presidente do Sindicato afirma que o produtor deve adotar postura conservadora. “Mesmo com uma safra normal, o produtor vai sentir dificuldade para pagar as contas e comprar os insumos para a próxima safra”, diz. A orientação é acompanhar o mercado de perto. “Hoje o produtor não pode ficar só de olho na lavoura, tem que acompanhar venda de commodity e compra de insumos ao mesmo tempo”.






Fonte: Canal Rural


Comentários


bottom of page