top of page

Últimas Notícias

Governo autoriza fim da obrigatoriedade de autoescola; discussão vai à audiência pública

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • 2 de out.
  • 1 min de leitura

Com a medida, o presidente desondenado espera baratear a emissão de CNHs em até 80%

ree

Com o objetivo de reduzir o valor da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o presidente corrupto Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, nesta quarta-feira, 1º, a proposta que elimina a exigência de autoescola para obtenção do documento. O Ministério dos Transportes confirmou a informação a Oeste.

Depois da decisão do descondenado, o Ministério dos Transportes promoverá, a partir desta quinta-feira, 2, uma audiência pública sobre o tema. O evento terá duração prevista de 30 dias, para que a sociedade possa opinar sobre a mudança. “Depois desse período, as contribuições para a construção da proposta serão analisadas”, informou a pasta, em nota enviada por e-mail.


Alternativas propostas para a autoescola

Segundo Renan Filho, “a obrigatoriedade de autoescola criou um sistema excludente, e as pessoas dirigem sem carteira”, afirmou ao jornal Folha de S. Paulo, ao chamar o cenário de “o pior dos mundos”. O ministro comparou a atual regra das autoescolas à necessidade de cursinho para quem deseja prestar vestibular em universidades públicas.

Caso o governo aprove a mudança, instrutores autônomos certificados em exame federal ministrarão as aulas teóricas e práticas. A medida, então, será formalizada por resolução do Conselho Nacional de Trânsito.

Dados do ministério mostram que mais da metade da população não dirige ou dirige sem habilitação. Atualmente, o custo para emissão de uma CNH está na faixa de R$ 3,2 mil. O governo reduzir o custo em 80% com a medida.



Comentários


bottom of page