top of page

Últimas Notícias

Em 2026, eleitor vai votar 2 vezes para senador(a). É preciso atenção

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

O senado será renovado em 2/3 ou 2 senadores serão eleitos em cada estado

Nas eleições do próximo ano, cada estado do Brasil, vai eleger 2 senadores. Isso acontece a cada 8 (oito) anos.

Cada estado tem 3 senadores no Congresso Nacional. O mandato dos senadores é de 8 (oito) anos. Em 2022, o Mato Grosso reelegeu Wellington Fagundes (PL) e o mandato dele só acaba em 2030.

Em 2026 termina os mandatos de Jayme Campos (União Brasil) e do Senador Carlos Favaro (PSD). O eleitor então vai escolher dois senadores para substituir esses dois citados.

Em frente a urna, o eleitor vai escolher 1 deputado estadual, 1 deputado federal, 2 senadores, 1 Governador e 1 Presidente da República.

No total, o eleitor vai votar em 6 (seis) candidatos. 5 nomes serão para cargos únicos, mas para o Senado serão 2 votos. Um em sequência do outro.

Em Mato Grosso, dos atuais dois senadores, Carlos Favaro já decidiu que vai tentar a reeleição e Jayme Campos tem dito que é candidato à Governador, mas pode acabar concorrendo a reeleição.

Só que existem outros nomes de peso concorrendo a essas vagas. O mais visível deles é o atual Governador Mauro Mendes (União Brasil) e no mesmo patamar está a mais ilustre mulher na política mato-grossense Janaína Riva (MDB), um colosso em arrecadar votos.

Mas outros nomes também querem tentar a vaga de senador. Pelo PL, temos o nome do atual deputado federal José Medeiros. Também na corrida, deve aparecer o produtor rural Antônio Galvan que em 2022, disputou com Wellington Fagundes e perdeu, já que nas eleições de 2022, apenas uma vaga em disputa. Ele concorreu pelo PTB e obteve 337.003 votos.

Pelo PT parece não ter outro nome senão da política de carreira Rosa Neide.

Assim, temos hoje 7 nomes que vão brigar para serem candidatos as duas vagas para o Senado. Mauro Mendes, Janaína Riva, Carlos Favaro, José Medeiros, Antônio Galvan, Rosa Neide e possivelmente Jayme Campos. Quem vai definir as candidatura serão as convenções partidárias que serão realizadas entre Julho e Agosto de próximo ano.




Ely Leal - Redação

Comments


bottom of page