top of page

Últimas Notícias

23 moradores da V. União recebem título de propriedade

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • 15 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Area doada há mais de 30 anos por Miguel do Lago formou um destacado aglomerado urbano graças ao trabalho dos pioneiros

As conquistas registradas neste domingo na Vila União é fruta de uma luta de mais de 30 anos de pioneiros dos que não só desbravaram a região, como financiaram a construções das estruturas necessárias para o ínicío de ações, junto com a comunidade e que agora atinge o ápice com o título de propriedade para 23 escolhidos para serem agraciados e que receberam a documentação.

O barracão onde foi realizado uma grande festa para a entrega desses títulos, foi o resultado de uma ação dos pioneiros que ergueram o espaço e depois, de forma algo inexplicável, acabou nas mãos da Igreja Católica.

Os trabalhos para a titularização das áreas começou em 2016 na parceria entre Prefeitura e Poder Judiciário e agora, na atual gestão, os trâmites foram finalizados e a titularização realizado.

A ação integra o amplo programa de regularização fundiária desenvolvido pela administração do prefeito Sérgio Machnic e da vice-prefeita Iva Viana, que vem avançando em diferentes regiões do município com o objetivo de assegurar dignidade, cidadania e o direito à moradia regularizada com várias comunidades sendo beneficiadas.

O ato contou com a presença de vereadores, secretários municipais, defensor público, conselheiro da OAB, servidores públicos, moradores da comunidade e o doador da área, Miguel do Lago, foi representado pelo irmão, Daniel.

O prefeito também ressaltou que outras melhorias seguem no planejamento da gestão, tanto para a comunidade quanto em outras áreas. “Temos muito a fazer ainda nas áreas da saúde, pavimentação, iluminação e infraestrutura. Não se faz tudo de uma vez, mas se faz com planejamento, organização, diálogo e transparência com a população”, destacou.

O Defensor Público, Rafael Cardoso ressaltou que a entrega dos títulos representa um momento histórico para a Vila União, pois o documento registra definitivamente a história e a luta da comunidade. Segundo ele, a regularização garante moradia digna, segurança jurídica e a possibilidade de realizar melhorias nos imóveis, além de assegurar que o patrimônio permaneça com as famílias e seus herdeiros. O defensor parabenizou a gestão municipal pela iniciativa.





Fonte: Redação com Assessoria




Comentários


bottom of page