top of page

Últimas Notícias

Safra de soja começa a ser plantada com destaque para áreas irrigadas

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • 28 de set.
  • 2 min de leitura

Em MT, apenas 0,55% da área foi semeada; produtores aguardam regularidade nas chuvas mas plantação em pivô já esta feita

ree

Apesar do início oficial da semeadura da safra 2025/26 de soja em Mato Grosso, o plantio ainda avança de forma tímida no estado. A maior parte dos produtores segue aguardando chuvas mais regulares para dar início às atividades no campo, especialmente nas áreas de sequeiro. Por outro lado, nas regiões onde há irrigação, como em Primavera do Leste, o cenário já é outro: as áreas com pivôs estão praticamente 100% plantadas.

De acordo com o produtor rural Carlos Donin, gerente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, os cultivos irrigados da região foram todos semeados com sucesso.

“A área de pivô está praticamente toda plantada. Já em áreas de sequeiro, aquelas próximas à serra, onde choveu um pouco mais, alguns produtores também conseguiram iniciar o plantio com umidade. Mas, nas áreas mais para o interior, no sentido de Paranatinga e Santo Antônio do Leste, o pessoal ainda espera por chuvas regulares para começar de fato”, explicou.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) até o dia 19 deste mês, 0,55% da área estimada para cultivo — 13,01 milhões de hectares — já havia sido plantada no estado. O número representa avanço de 0,28 ponto percentual em relação à safra anterior e está ligeiramente acima da média dos últimos cinco anos. O IMEA destaca que, até agora, a maior parte das áreas plantadas corresponde a talhões irrigados.

As previsões meteorológicas reforçam a cautela dos produtores. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que, nos próximos dias, Mato Grosso deve enfrentar uma sequência de dias com baixa umidade do ar e chuvas ainda pontuais, com acumulados entre 15 e 25 milímetros na maior parte do estado. Essa condição pode atrasar a entrada das máquinas em áreas de sequeiro, especialmente em regiões onde o solo ainda está seco.

Apesar disso, há expectativa de que o ritmo do plantio se intensifique a partir de outubro, quando historicamente se consolidam volumes de chuva mais consistentes no estado.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em boletim divulgado nessa sexta-feira (26), apontou que o avanço do plantio das culturas de verão no país ocorre, neste momento, sobretudo em áreas com irrigação ou onde o solo apresenta maior disponibilidade de água. A soja, especificamente, avança lentamente no Centro-Oeste, enquanto estados do Sul, como Paraná e Rio Grande do Sul, já registram progresso maior nas lavouras de verão.






Fonte: primeirapágina

Comentários


bottom of page