top of page

Últimas Notícias

Primavera III vai ter eventos culturais todo mês, garante prefeito

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

Sergio Machnic anunciou que ações culturais diversas serão levadas ao bairro pelo menos uma vez por mês

“Cultura, segurança e inclusão para todos” – foi com essa proposta que o 7º Quero Mais Cultura tomou conta da Praça Dito Eletricista, no bairro Primavera III, no último sábado (17). E não foi apenas um evento festivo: o encontro marcou o início de um novo capítulo para a comunidade, que recebeu das mãos do prefeito Sérgio Machnic um compromisso que promete transformar a rotina dos moradores.

Diante de uma multidão animada, com famílias reunidas, crianças brincando e artistas levando alegria ao palco, o prefeito anunciou que ações culturais diversas serão levadas ao bairro pelo menos uma vez por mês. A decisão é fruto de um olhar atento à população que, por muito tempo, esteve à margem das grandes ações públicas.

Segundo o prefeito Sérgio Machnic, “nosso objetivo é descentralizar as ações e fazer parcerias para que toda a população possa ganhar com conhecimento, lazer, cultura e esporte. Estamos preparados para deixar nossa cidade cada dia melhor, mais inclusiva e para todos”, destacou.

Durante o evento, o vereador Rafael Abreu também ressaltou a importância de ações que cheguem a todos os bairros. “Estou feliz em poder viver isso ao lado dos moradores do meu bairro. Quero agradecer ao senhor, prefeito, e reafirmar, diante da população: confiamos na gestão. Um evento por mês é o que precisamos, e esse compromisso foi assumido aqui hoje”, comentou.


Cultura que acolhe e transforma


O evento, realizado em parceria com o Instituto Leverger e a Federação dos Conselhos Municipais de Segurança Pública (Feconseg), uniu cultura e segurança pública de forma inovadora. O público pôde conhecer de perto o trabalho da Polícia Ambiental, o armamento da Força Tática e as ações educativas do Programa Proerd, voltado para a prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes.

A dupla Nico e Lau levou ao palco o humor e as tradições mato-grossenses, arrancando risos e aplausos com uma apresentação que reafirma o valor da cultura regional. Além do show principal, o público desfrutou de apresentações culturais locais, comidas típicas, barracas educativas e atrações gratuitas para as crianças, como pipoca e algodão-doce.

Para o secretário municipal de Cultura, Leopoldino André, o sucesso do evento é reflexo de uma gestão que acredita no poder da cultura como instrumento de transformação social.“Essa foi uma ação pensada para as famílias, com atrações para todas as idades. Seguimos as diretrizes de uma gestão humanizada, como propõem o prefeito Sérgio e a vice-prefeita Iva. Já estamos planejando outros projetos para a região, como o Acorde PVA, o bailinho, com muito forró, entre outros”, afirmou.


Segurança pública de mãos dadas com a comunidade


Representando o Conselho de Segurança Pública, Thiago Didomenico reforçou que eventos como este fortalecem a prevenção e o vínculo entre comunidade e instituições. “O Conseg é parceiro em todas as ações que trabalham a prevenção, antes mesmo que o crime aconteça”, pontuou.

Danilo Moraes, presidente da Feconseg, agradeceu à gestão municipal pela abertura e apoio: “Sem o envolvimento da prefeitura, nada disso seria possível. Esse acolhimento nos mostra o quanto é possível fazer mais pelas pessoas, principalmente com ações preventivas e educativas”. Ele ainda parabenizou a gestão por ter esse entendimento.

O tenente Luiz, do 11º Comando Regional da Polícia Militar, reforçou a importância de integrar as crianças e famílias em ações comunitárias: “Estamos aqui para mostrar que segurança pública também se faz com informação e presença. Preparar nossas crianças para dizer não às drogas e ao crime é o caminho para um futuro melhor”.


Compromisso com o presente e o futuro


Para o secretário de cultura, Leopoldino André, o foco é plantar cultura, lazer e cidadania em todos os cantos da cidade. “Esse é mais do que um objetivo: é um compromisso de gestão. E, no bairro Primavera III, reafirmamos o nosso papel como agente de transformação, ouvindo, acolhendo e levando oportunidades para todos. Porque cultura é direito. E ela agora tem endereço certo: o coração da comunidade”, comentou. 

Yorumlar


bottom of page