top of page

Últimas Notícias

População ajuda pouco, sarampo se alastra e saúde confirma 4º caso em Primavera

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • 10 de out.
  • 2 min de leitura

Prefeitura faz intensa campanha, imprensa ajuda, mas população ignora e tem baixa adesão na campanha de vacinação

ree

Muito embora a Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado e de toda a imprensa, estejam trabalhando de forma intensa com maciça campanha publicitária, caminhões disponíveis, equipes de plantões e vacinação disponível, a população de Primavera do Leste tem registrado baixa adesão na vacinação.

O resultado é que acaba de ser confirmado o quarto (4º) caso de sarampo na cidade.

Segundo Nota Oficial (Leia abaixo) divulgado pela Prefeitura Municipal, todos as medidas e bloqueios que cabiam aos governantes, foram tomadas e todas as soluções estão a disposição da sociedade, mas o número de pessoas que estão indo até os locais de vacinação ainda é considerado baixo o que aumenta o risco de contágio.

Com transmissão pelo ar, a doença é considerada altamente contagiosa e estava erradicada no Brasil até 2022. A única saída é aplicação da vacina tríplice viral, que está nos caminhões de vacinação onde mais de 100 profissionais da saúde aguardam que a população acorde para a realidade e procurem a imunização.

Segundo a atuante Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, cada caso faz o bloqueio para investigação de cerca de 400 pessoas no sistema de saúde.

Ao estar infectada, uma pessoa passa por determinado local, e o simples fato de passar por alí respirando com o vírus, deixa o transmissor ativo no local por até 2 horas. Outra pessoa, ao passar no mesmo local, pode ser infectada e nem saber as condições.

Para tentar despertadar a consciência do cidadão e cidadã, o Jornal ELNews tem feito diversos materiaís informativos e publicitários contra o perigo da doença que pode ser letal para alguns.


LEIA ABAIXO A NOTA OFICIAL DA PREFEITURA

"O caso em questão refere-se a um adulto, pessoa pertencente ao círculo familiar dos casos anteriormente registrados, que também não havia se vacinado contra o sarampo.

A Secretaria de Saúde reforça que todas as medidas de bloqueio e monitoramento já foram adotadas, conforme os protocolos do Ministério da Saúde, e que o paciente encontra-se fora do período de transmissão, não representando risco de contágio à comunidade.

A Vigilância em Saúde segue em acompanhamento e investigação ativa, reforçando a importância da vacinação como principal forma de prevenção.

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que toda a população mantenha sua carteira de vacinação atualizada, especialmente crianças e pessoas que ainda não receberam as duas doses da vacina tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)."



Secretaria Municipal de Saúde

Comentários


bottom of page