top of page

Últimas Notícias

Os aliados de Lula - Putin declara apoio a Maduro em meio a crise com os EUA

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 2 horas
  • 1 min de leitura

Trump mobiliza tropas militares no Mar do Caribe, próximo à Venezuela

ree

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou apoio ao ditador venezuelano Nicolás Maduro durante uma conversa telefônica realizada nesta quinta-feira, 11, segundo comunicados divulgados pelo Kremlin e pelo governo da Venezuela. O contato ocorreu em meio ao aumento da tensão entre Caracas e Washington, depois de ações militares recentes dos Estados Unidos na região do Caribe.

De acordo com nota divulgada no canal do Telegram do ministro venezuelano das Relações Exteriores, Yván Gil Pinto, Putin e Maduro “reafirmaram o caráter estratégico, sólido e ascendente das relações bilaterais, cimentadas na cooperação, na amizade e no respeito mútuo”. O comunicado afirma que o presidente russo manifestou apoio a Maduro nos alegados esforços da ditadura venezuelana para “consolidar a paz, a estabilidade política, o desenvolvimento econômico e a proteção social do povo venezuelano”.

Segundo o mesmo texto, Putin declarou que “o povo venezuelano merece absoluto respeito em sua luta legítima para defender sua soberania e independência”. Ainda conforme a nota, o líder russo afirmou que “os canais de comunicação direta entre ambas as nações se mantêm abertos de forma permanente” e que a Rússia manterá seu apoio à Venezuela “na luta para fazer valer sua soberania, o direito internacional e a paz na América Latina”.

Em outro comunicado, o Kremlin informou que Putin “expressou solidariedade ao povo da Venezuela” e reiterou apoio à política da ditadura de Caracas diante do que Moscou descreve como “pressão externa crescente”. Segundo a presidência russa, os dois países reafirmaram o compromisso com o tratado de parceria estratégica firmado em maio.


Comentários


bottom of page