top of page

Últimas Notícias

Ministros do STF não vão à Copa nos EUA por medo de não passar do aeroporto

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 28 minutos
  • 2 min de leitura

Preocupação envolve possíveis efeitos da Lei Magnitsky e risco de constrangimentos em aeroportos com entrada vetada

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão evitando planejar viagens para acompanhar jogos da Copa do Mundo nos Estados Unidos.

A principal preocupação é a possibilidade de barreiras na entrada do país ou até mesmo nos estádios, em razão de eventuais efeitos ainda em vigor de sanções relacionadas à Lei Magnitsky. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.

Não há clareza sobre o alcance atual dessas restrições sobre autoridades brasileiras. Em 2024, o governo dos Estados Unidos sancionou o ministro Alexandre de Moraes com base na legislação e também impôs restrições de visto a diferentes autoridades.

Apenas os ministros Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques teriam ficado fora dessas medidas.

Em dezembro do ano passado, os Estados Unidos chegaram a suspender a sanção aplicada a Moraes dias depois de um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apesar disso, a situação dos vistos segue considerada indefinida, o que tem levado magistrados a evitar deslocamentos durante o torneio.

O ministro Luís Roberto Barroso, que deixou a presidência do STF em outubro, comentou anteriormente o tema e classificou a restrição de vistos como desconfortável.

Em declarações à CNN Brasil, afirmou que a medida é “desagradável”, ainda que reconheça se tratar de uma decisão soberana de cada país.

A Copa do Mundo será disputada em Estados Unidos, Canadá e México. Na fase inicial, a seleção brasileira atuará exclusivamente em território norte-americano, o que amplia a preocupação de autoridades brasileiras com eventuais controles migratórios.

O governo dos Estados Unidos também impôs restrições à circulação da seleção do Irã dentro do país em meio ao contexto de tensão no Oriente Médio.

A medida levou a reclamações formais da Federação Internacional de Futebol (Fifa), responsável pela organização do torneio.

Comentários


bottom of page