top of page

Últimas Notícias

Instabilidade na soja, pecuária e crédito: MT é lider com 17% dos pedidos de recuperação judicial em todo páis

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

No ano passado, foram 265 pedidos entre produtores Pessoa Física e empresas do agro Pessoas Jurídicas. Somente nos últimos três meses atuais foram 112 solicitações

ree

Mato Grosso é o estado do Brasil com mais pedidos de recuperação judicial no terceiro trimestre de 2025, conforme revelaram os novos dados da Serasa Experian, divulgados nesta quarta-feira (16). O recorte registrou o maior número de requerimentos desde 2021.

No total do país, foram 628 requisições, frente às 254 registradas no mesmo período de 2024. O cenário reflete a piora no ambiente de crédito do setor empresarial, sobretudo no agronegócio. No quadro geral, o setor do agro, em especial produtores de soja e pecuaristas, constam no topo.

Mato Grosso lidera com 112 pedidos de recuperação judicial, seguido por Goiás com 99, Paraná com 77, Mato Grosso do Sul 64 e Minas Gerais com 59.

Se comparado com todo ano de 2024, MT já alcançou quase todos os requerimentos somente no útlimo semestre de 25. No ano passado, foram 265 pedidos entre produtores Pessoa Física e empresas do agro Pessoas Jurídicas. Somente nos últimos três meses atuais foram 112 solicitações. 

Os produtores rurais brasileiros que atuam como Pessoa Física registraram 255 solicitações de recuperação judicial no terceiro trimestre de 2025. Frente ao mesmo período de 2024 houve aumento, pois o trimestre tinha acumulado 106 pedidos.

A maior parte dos pedidos foi realizada por produtores rurais arrendatários ou de grupos econômico e familiares (84). Em sequência os grandes proprietários tiveram 69 requisições, seguidos pelos pequenos, com 58, e os médios, que marcaram 44 solicitações do recurso.

O índice mostra que os produtores rurais com perfil de Pessoa Jurídica acumularam 242 pedidos de recuperação judicial no terceiro trimestre de 2025. Em comparação ao mesmo período do ano anterior é possível identificar uma expansão.

Ainda de acordo com os dados, nessa categoria, o maior número de solicitações foi feito por produtores rurais que atuam com o cultivo de soja (156). Além disso, aqueles que realizam a criação de bovinos também ficaram em evidência, com 45 pedidos de Recuperação Judicial.

As empresas ligadas ao agronegócio, ou seja, que têm suas atuações conectadas com o segmento, fizeram mais de 130 pedidos ao longo do terceiro trimestre deste ano. Na relação com o mesmo período de 2024 o índice também marcou expansão, com 56 solicitações.

Nesse recorte, o segmento que mais buscou por recuperação judicial foi o de “Comércio atacadista de produtos agropecuários primários” com 31 pedidos. Em seguida, entre aqueles com mais registros, ficou a “Indústria processamento de agroderivados (óleo e farelo de soja, açúcar, etanol, laticínios etc.), que somou 27 solicitações, e a “Agroindústria da transformação Primária”, com 25 requerimentos.

Os levantamentos inéditos feitos exclusivamente pela Serasa Experian foram construídos a partir das estatísticas de processos do número de documentos que solicitam recuperação judicial no Agronegócio registradas mensalmente na base de dados da companhia e provenientes dos tribunais de justiça de todos os Estados.

Estão contemplados nesse levantamento proprietários e produtores rurais de todos os portes que atuam como pessoas físicas e jurídicas, além de empresas demandantes do recurso analisado que possuem Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) principal constante no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da cadeia agro. Além disso, as análises estaduais são realizadas de acordo com a Unidade Federativa atrelada ao cadastro do demandante.









Fonte: Olhar Direto


Comentários


bottom of page