top of page

Últimas Notícias

  • Ely Leal

Agricultura familiar sustenta mais de 400 familias em Primavera do Leste

A cidade ostenta o 7º PIB do Estado de Mato Grosso

Como boa feirante que é, Irene Gouveia, 52, vende muito bem seu peixe. “Eu amo trabalhar na feira municipal, gosto muito de conversar com as pessoas. Fiz mais amigos do que clientes”.

Irene trabalhava na APAE, mas com o sucesso das vendas dos tambaquis e pintados do marido, na feira municipal de Primavera do Leste, passou a trabalhar junto com ele há mais de 15 anos. Garante ter feito a melhor escolha. “Só vou parar com a feira quando eu morrer. Enquanto Deus me der saúde, estarei aqui”. Ele trabalha com a fabricação de defumados embutidos e leite há pelo menos 15 anos e explica que o grande diferencial da feira é a organização e carinho que os feirantes tratam os clientes. “Mais do que uma feira, aqui virou um ponto de encontro, as pessoas vêm aqui para conversar e rever os amigos. ” De acordo com Marcos Vinicius Gomes Bordão, presidente da Aprholeste (Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros de Primavera do Leste), a feira conta com 150 boxes e cerca de 80 associados.

Primavera do Leste tem grande projeção nacional entre as grandes potências do agronegócio. A cidade ostenta o 7º PIB do Estado de Mato Grosso.

Contudo, não são apenas os grandes fazendeiros que tiram seu sustento do agro. A agricultura familiar é a forma de vida escolhida por dezenas de primaverenses.

“Atualmente atendemos cerca de 400 famílias, os atendimentos estão ligados na área de gradeação, entrega de adubos, calcário, tanques para piscicultura e capacitação com cursos para melhorar as produções”, ea Antônio Francisco Batista Filho (Toninho), Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Muitos dos feirantes conquistaram seu patrimônio com a renda da feira”, destaca Marcos Vinicius.

A feirante Rosi Celonk, 47, é um bom exemplo disso. Há pelo menos 22 anos trabalhando com agricultura familiar criou dois filhos, e um deles se formou em agronomia.

Rosi chegou em Primavera do Leste há mais ou menos 30 anos e conseguiu um terreno próprio para sua produção. Ela conta com o apoio da prefeitura para vender suas frutas, verduras, frango e ovos.

É um privilégio produzir alimento para as pessoas. Nossa felicidade é ver nossos clientes voltando felizes na outra semana”, revela.


Cidade de oportunidades


Ademar José Finkler, 55, foi atraído para o município há 15 anos pela fama de gerar muitos empregos, entre eles, oportunidades na agricultura familiar. Ele veio de Cotriguaçu (MT) e relata ter sido muito bem acolhido.

A Agricultura Familiar, tem uma importância muito grande para o município, tendo em vista que a maior parte dos produtos são comercializados nas feiras e mercados locais, chegando diretamente na mesa do primaverense”, diz Toninho.

Todo esse apoio é retribuído em forma de amor, cuidando das suas hortaliças e dos clientes. Ele se orgulha de fazer todo o processo, desde o plantio até a venda, mas a prosperidade tem um segredo. “Não adianta ter um produto de qualidade se não tratar bem os clientes. Atendimento é o principal”.

O sucesso é tamanho que seus produtos se esgotam por volta das 9h. Ele planeja, junto com a esposa, aumentar a produção para atender essa demanda, além do crescimento semanal da busca por produtos naturais e saudáveis.

Estes são apenas alguns dos personagens da feira municipal de Primavera do Leste, que funciona as quartas, sábados, das 5h às 19h e aos domingos, das 5h ao meio dia.


fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura Municipal

Comments


bottom of page