top of page

Últimas Notícias

4 nomes de Primavera começam movimentações firme de bastidores para lançar candidatura a dep. estadual

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • 1 de set. de 2025
  • 3 min de leitura

Zeca, Bira, Léo e Cabral começam a consolidar nomes para disputa de uma vaga na Assembléia Legislativa em 2026

Nomes de peso da política primaverense, vem consolidando nos últimos dias, suas pretensões de lançar os projetos para concorrer ao cargo de deputado estadual, representando o município de Primavera do Leste. São ligados a grupos e partidos que podem fazer realmente a diferença nas eleições do próximo ano.

Começando pelo ex-Prefeito que deixou o cargo em 31 de dezembro do ano passado, Léo Bortolin (MDB) representa uma legenda de peso político no estado, até recentemente comandado pelo experiente Carlos Bezerra que agora em agosto, entregou o comando da legenda para a deputada estadual de 3 mandatos, Janaina Riva.

Léo deixou a Prefeitura sem conseguir fazer seu sucessor, mas goza de bastante prestígio político na cidade e vem amarrando uma série de parcerias e dialogos com setores políticos da cidade e do estado, que percorre na condição de Presidente da Associação dos Municípios Mato-Grossense (AMM).

Seu desafio é equilibrar a balança do prestígio com a necessidade de consolidar votos fora do município que administrou, para garantir a quantidade de votos necessários que o pesado MDB deve precisar para garantir duas ou três vagas na Assembleia.

Por outro lado, o PL encaminha para lançar por Primavera do Leste, o estreante na politica, empresário Ubiratan Ferreira. No cobiçado partido de Bolsonaro, Bira confirmou apoios decisivos como ser o único candidato da Igreja Assembleia de Deus Madureira no estado, apoiado pelo Presidente da Igreja em MT, José Fernandes, e no momento percorre o estado tentando unir todas as igrejas em prol do seu objetivo.

Empreendedor de sucesso tendo começado a trabalhar nas funçõs mais humildes, Bira tem no corriculum o fato de ter sido Presidente da ACIPLE (Associação Comercial e Empresarial de Primavera do Leste) por 4 mandatos, onde construiu a sede própria da entidade, com grande esforço e lançou diversas evento que fomentaram o comércio local, sendo por isso muito respeitado entre o empresariado do comércio.

Bira também foi Secretário Municipal de Desenvolvimento econômico durante pouco mais de um ano na última gestão do conhecido ex-Prefeito Erico Piana. Seu desafio será popularizar seu nome em todos os setores da sociedade.

Já o partido Republicanos, vem preparando o nome do produtor rural, pioneiro e ex-deputado por 2 mandatos (2010-2014 - 2014/2018), Zeca Viana. Uma figura pública controversa pela expontaneidade de suas declarações e por posicionamentos políticos firmes, Zeca enfrenta criticas por sua atuação pela cidade nos dois mandatos que obteve nas urnas e ao mesmo tempo admiração por ser um político de posições claras e definidas.

Irmão do mais carismático ex Prefeito de Primavera, Getúlio Viana, Zeca, junto com a esposa Iva Viana, o filho Mateus Viana e a advogada e sobrinha Renata Viana, integram o clã dos Vianas com forte participação na política de Primavera desde 2004 quando Getúlio conquistou seu primeiro mandato de Prefeito.

Sua pré candidatura é um pedido especial do vice governador e amigo pessoal, Otaviano Piveta.

Mais de 20 anos de atuação política partidária, o grupo Viana enfrentou desgastes pela quantidade de cargos que ocupou mas também fez milhares de fieis seguidores que até hoje admiram a atuação política de Zeca e de todo o grupo.

Também estreando na condição de pré-candidato ao um cargo político, o partido Novo, que participa da gestão do atual Prefeito Sérgio Machnic prepara o nome do empresário ligado ao Agronegócio Everaldo Cabral para ser candidato, prometendo montar uma estrutura de porte para concorrer a vaga na Assembléia.

Comunicativo, Cabral, como é conhecido, foi o Coordenador da Campannha vitoriosa de Sérgio Machnic para Prefeito e hoje integra o 2º escalão da administração municipal no cargo de Coordenador de Habitação. Com quase 30 anos em Primavera do Leste, Cabral tem conhecimento de todos os meandros políticos da cidade e se conseguir juntar a estrutura necessária para enfrentar a campanha é um nome que pode surpreender.

Com 4 nomes fortes concorrendo, fica claro que Primavera pode fazer nenhum eleito para deputado estadual, como também pode eleger até 2 representantes. Só que a conta fica mais dificil quando se observa que pela quantidade de eleitores, 4 nomes de peso, pulveriza os votos e dificulta a eleição onde é a base desses pré-candidatos. Portanto, fica mais palatável, os candidatos que além de Primavera consiguirem votações expressivas em outras cidades do estado.

Mas aí 3 nomes desses, se destacam. Léo Bortolin por ser da ala jovem do MDB, com apoio da fortíssima Janaina Riva e com a exposição do cargo de Presidente da AMM, de Bira da Economica que leva a força do segmento religioso ao qual pertence e de Zeca Viana com o que fez por outras cidades em seus 2 mandatos e o conhecimento que acumula em algumas regiões do estado. Cabral ainda é uma incógnita neste recorte especifico.

Tudo ainda na fase de articulação inicial, mas estes são os verdadeiros destaques deste início.




Ely Leal - Redação


Comentários


bottom of page