top of page

Últimas Notícias

Zelensky aceita se reunir com Putin para falar sobre o fim da guerra

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • 14 de mai.
  • 1 min de leitura

Conversa está diretamente ligada a um cessar-fogo proposto pelos EUA e países europeus, que precisa ser aceito pela Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, neste domingo, 11, que espera a presença de Vladimir Putin, presidente russo, em um encontro na Turquia ainda nesta semana. Ele fez um apelo direto à Rússia para que aceite uma trégua de 30 dias, proposta pelos Estados Unidos (EUA), como condição para o avanço das negociações de paz.

“Esperamos um cessar-fogo total e duradouro, a partir de amanhã, para fornecer a base necessária à diplomacia”, escreveu Zelensky na rede X. O presidente ucraniano acrescentou: “Estarei esperando por Putin” na quinta-feira, em território turco.”

Caso ocorra, será o primeiro encontro entre os presidentes dos dois países desde que a guerra teve início, em 24 de fevereiro de 2022. A pressão por um cessar-fogo veio depois de declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, que defendeu a ida de Zelensky à mesa de negociações mesmo sem a trégua prévia. Zelensky, porém, insiste na trégua.

Comments


bottom of page