top of page

Últimas Notícias

PT no Poder - Esculhambar o sistema financeiro nacional, com a reversão da liquidação do Banco Master, passa do TCU para a Coligação STF/PT

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Integrantes do PT avaliam que o avanço das investigações que envolvem Vorcaro e o Master pode trazer repercussões políticas para o partido e influenciar eleições de 2026

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, afirmou que o órgão não tem competência para reverter a decisão do Banco Central (BC) que determinou a liquidação do Banco Master. Em entrevista à agência Reuters nesta quarta-feira, 7, ele declarou que a eventual reversão do processo cabe apenas ao Supremo Tribunal Federal (STF), “porque há um processo em aberto lá”.

O TCU analisa a decisão tomada em novembro pelo BC, que determinou a liquidação da instituição financeira por problemas de liquidez e descumprimento de regras regulatórias. Segundo Vital do Rêgo, ainda não está claro se a liquidação foi ou não justificada.

O BC ordenou a liquidação do Master no mesmo dia em que a Polícia Federal (PF) prendeu o acionista controlador da instituição, Daniel Vorcaro, no âmbito de uma investigação sobre títulos de crédito fraudulentos. Vorcaro foi posteriormente solto, mas passou a usar tornozeleira eletrônica.


Investigações sobre o Master preocupam o PT

De acordo com a coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, integrantes do PT avaliam que o avanço das investigações que envolvem Vorcaro e o Master pode trazer repercussões políticas para o partido, especialmente para sua ala na Bahia.

Segundo a apuração, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já teria sido avisado por um dirigente influente do PT baiano de que, caso as investigações “evoluam de verdade” ou se Vorcaro decidir prestar declarações mais amplas, como colaboração premiada, “a bomba também explodirá no colo do partido”, com foco específico em lideranças daquele Estado.

Ainda segundo o texto, no próximo dia 26 está previsto o depoimento de Augusto Lima, ex-sócio de Vorcaro no Master. Ele deverá prestar esclarecimentos à PF, que apura os problemas relacionados ao banco, já liquidado pelas autoridades.

Comentários


bottom of page