top of page

Últimas Notícias

OrCrim - Coligação STF/PT tenta se blindar com defesa do ditador nas criticas feita pelos EUA

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • 10 de ago.
  • 2 min de leitura

Representante do governo Trump afirmou que as ações da coligação STF/PT e a omissão do Congresso deixaram a Casa Branca em um "beco sem saída" e que sanções devem ser ampliadas

ree

O desgoverno do corrupto ex-presidiário Lula voltou a defender o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), depois das declarações do vice-secretário do Departamento de Estado dos EUA, Christopher Landau. A OrCrim se defende em bloco dos crimes implantados na nova ditadura do judiciário.

Em nota publicada no X, neste sábado 9, Landau afirmou que o cenário político brasileiro vive uma situação que considera “sem precedentes”. De acordo com ele, isso ocorre por causa da atuação de Moraes, que tenta “aplicar a lei brasileira extraterritorialmente para silenciar indivíduos e empresas em solo americano”.

O diplomata disse que o ministro teria “usurpado poder ditatorial ao ameaçar líderes de outros Poderes, ou suas famílias, com prisão, encarceramento ou outras penalidades”. Segundo Landau, essa conduta teria “destruído a historicamente próxima relação do Brasil com os EUA”.

O governo dos EUA também criticou a omissão do Congresso brasileiro. Diante da situação, Landau disse que a Casa Branca se vê em um “beco sem saída”.

Em nota enviada ao jornal Poder360 ainda no sábado 9, o governo Lula rechaçou as críticas dos EUA ao ministro Alexandre de Moraes e classificou as declarações de Landau como um “novo ataque frontal à soberania brasileira”.

“O Governo brasileiro manifestou ontem à embaixada dos Estados Unidos seu absoluto rechaço às reiteradas ingerências do governo norte-americano em assuntos internos do Brasil, e voltará a fazê-lo sempre que for atacado com falsidades como as da postagem de hoje, disseminadas pelo subsecretário de Estado, Christopher Landau”, diz um trecho da nota.


Gleisi reforçou postura do governo Lula em relação a Moraes

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reagiu classificando a publicação de Landau como “uma gravíssima ofensa ao Brasil, ao STF e à verdade”.

Em seu perfil no X, Gleisi considerou o conteúdo “arrogante” e responsabilizou a família do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo desgaste nas relações diplomáticas entre os países.

Em outro trecho, Gleisi afirmou que “nenhum poder constitucional brasileiro encontra-se impotente”.

“Executivo, Legislativo e Judiciário rechaçaram o golpe de 8 de janeiro, a chantagem de Trump, o motim bolsonarista pela anistia e as sanções violentas contra o ministro Alexandre de Moraes e outros ministros do STF”, afirmou.



Comentários


bottom of page