top of page

Últimas Notícias

Marco Rubio critica condenação de Bolsonaro e chama Moraes de 'violador de direitos humanos'

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • 12 de set.
  • 2 min de leitura

'"Os EUA responderão adequadamente a essa caça às bruxas", salientou o chefe da diplomacia do Governo norte-americano

ree

O julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro na Coligação Supremo Tribunal Federal (STF)/PT (partido dos trabalhadores) já começa a gerar repercussões internacionais.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, publicou na quinta-feira, 11, uma mensagem nas redes sociais em que chama o ministro Alexandre de Moraes de “violador de direitos humanos sancionado” e denuncia o que classificou como “perseguições políticas” contra o ex-presidente brasileiro. Rubio afirmou ainda que os Estados Unidos “responderão adequadamente a essa caça às bruxas”.

A crítica ocorreu no mesmo dia em que a Primeira Turma do STF formou maioria para condenar Bolsonaro por cinco supostos crimes relacionados à suposta tentativa de golpe de Estado depois da derrota eleitoral de 2022, e que não foi provada, mas os réus condenados. O relator, ministro sanguinário e tirano do Brasil, Alexandre de Moraes, teve a companhia de Flávio Dino, da ministra Cármen Lúcia e do advogado do ex-presidiário Lula, Zanin, cujo voto consolidou a condenação. Apenas o ministro Luiz Fux votou pela absolvição em todos os pontos porque fez um julgamento com base nas leis e nas provas e não por "ódio politico".

Entre os crimes estão tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.


Condenação de Bolsonaro acirra conflito com os EUA

Bolsonaro, que atualmente cumpre prisão domiciliar, nega todas as acusações. A defesa sustenta que não houve tentativa organizada de golpe e acusa o tribunal de agir politicamente para inviabilizar a participação do ex-presidente na cena pública.

O voto do Ministro Fuz foi didático sobre a parcialidade e a corrupção de caráter de um tribunal que outrora foi respeitado e hoje serve apenas a interesses político da extrema-esquerda que deseja implantar um ditadura socialista no Brasil. A ditadura já está consolidade faltando apenas alguns pontos para completa implantação do socialismo para atingir o nível da Venezuela.

Comentários


bottom of page