top of page

Últimas Notícias

Lula parabeniza presidente de direita eleito na Colômbia

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Petista cumprimenta Abelardo de la Espriella, que derrotou a esquerda colombiana, e disse que a relação entre os países ‘transcende ideologias’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, pela vitória nas eleições presidenciais do país. 

Advogado e representante da direita colombiana, De la Espriella vai assumir o cargo em agosto, sucedendo a Gustavo Petro e encerrando o ciclo do primeiro governo de esquerda da história recente do país.

Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o resultado representa a manifestação democrática da população colombiana e defendeu a manutenção da cooperação entre os dois países, independentemente das diferenças ideológicas.

“Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo”, escreveu Lula.

A eleição de De la Espriella representa uma guinada conservadora na política colombiana. Durante a campanha, o presidente eleito defendeu uma plataforma centrada no endurecimento das políticas de segurança pública, no combate ao crime organizado e no fortalecimento da atuação do Estado contra organizações criminosas.

Apesar da mudança de orientação política em Bogotá, Lula afirmou que a relação bilateral deve permanecer pautada pela cooperação.

“A amizade entre o Brasil e a Colômbia, que transcende ideologias, é fundamental para a superação de desafios comuns como a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado”, disse. “Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos.”

A vitória do candidato conservador foi confirmada na quarta-feira 24, depois da conclusão da apuração oficial dos votos. De la Espriella derrotou o esquerdista Iván Cepeda por cerca de 250 mil votos e comemorou o resultado ao atribuir o desfecho da disputa à fé.

“Agradecemos a Deus por este milagre que Ele operou em uma situação tão complexa”, declarou De la Espriella. “Conseguimos derrotar o regime, isso é épico e só foi possível com a graça de Deus.”

Comentários


bottom of page