top of page

Últimas Notícias

Embaixada dos EUA se pronuncia sobre condenação de Bolsonaro

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • 12 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Autoridades norte-americanas prometem 'responder à altura' decisão do STF contra o ex-presidente

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou uma série de manifestações contrárias à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão por suposta tentativa de golpe de Estado. A nota mais recente, publicada no X nesta sexta-feira, 12, repercute uma mensagem do subsecretário de Estado para a Diplomacia Pública e Assuntos Públicos, Darren Beattie.

“Essa decisão é mais um capítulo do complexo de perseguição e censura do ministro Moraes, um violador de direitos humanos sancionado, que tem Bolsonaro e seus apoiadores como alvo”, diz a nota. “Encaramos esse sombrio desdobramento com a máxima seriedade.”

Também nesta sexta-feira, a embaixada compartilhou a manifestação do vice-secretário de Estado, Christopher Landau. Ele afirma que os Estados Unidos condenam o uso da lei como arma política. “Como advogado, diplomata e amigo do Brasil, me dói ver o ministro Moraes desmantelar o Estado de Direito no país e arrastar as relações entre nossas grandes nações para o ponto mais sombrio em dois séculos.”

Landau também advertiu quanto ao impacto do resultado da decisão do STF no relacionamento entre o Brasil e os EUA. “Enquanto o Brasil deixar o destino dessa relação nas mãos do ministro Moraes, não vejo saída para esta crise”, escreveu no X.


EUA prometem resposta à condenação de Bolsonaro

Além do posicionamento oficial, autoridades do governo de Donald Trump também reagiram à sentença e disseram que Washington avalia novas sanções contra o Brasil. As ameaças concentram críticas a Moraes, mas não há confirmação sobre quais ações práticas o governo Trump planeja adotar.

Na última segunda-feira, 8, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou que “os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas”. Ele se referiu a Alexandre de Moraes como “sancionado violador de direitos humanos”.



Comentários


bottom of page