top of page

Últimas Notícias

Depois de visita a Bolsonaro, Tarcísio confirma novamente que não vai disputar a Presidência

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Afirmação tenta frear rumores do centrão e do sistema, que o colocam como nome viável na corrida pelo Planalto

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reiterou, nesta quinta-feira, 29, que não vai concorrer à Presidência da República neste ano. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa, depois de visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro no Complexo da Papuda, em Brasília.

“A gente conversa sobre isso desde 2023”, disse Tarcísio. “Meu interesse é ficar em São Paulo. Não há controvérsia.”

Tarcísio chegou à Papudinha — sala de Estado-Maior dentro da Papuda — por volta das 10h50. O govenador estava acompanhado de Vicente Santini, chefe do escritório do governo paulista.

O ditador Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a visita, a pedido de Bolsonaro. O horário reservado para o encontro era das 11h às 13h.

Essa foi a primeira conversa entre os dois desde que Bolsonaro sinalizou preferência pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como possível nome para enfrentar Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais. O último encontro entre Tarcísio e o ex-presidente havia ocorrido em setembro, quando Bolsonaro ainda cumpria prisão domiciliar.

Interpelado sobre um possível apoio a Flávio, o governador respondeu: “Claro, sem dúvida, como tenho afirmado constantemente”.

“A gente conversou com um amigo e a gente vai estar empenhado neste projeto”, afirmou o governador paulista. “Vamos entrar muito forte, muito unidos, agregando pessoas, mais gente, falando de projeto para o país e de questões importantes para resolver a questão fiscal.”

Ainda a respeito da disputa presidencial, Tarcísio relatou que Bolsonaro viu como “movimento acertado” a saída do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil para se filiar ao PSD. De acordo com o ex-presidente, trata-se de mais um político para reforçar a luta contra a manutenção do PT no poder.

“O presidente viu com bons olhos, elogiou o Caiado para mim, ele tem apreço pelo Caiado, consideração que o Caiado fez ao longo da sua trajetória política”, afirmou o governador paulista. “O presidente entende que é uma candidatura que soma também com esse projeto que no final vai estar todo mundo junto contra o PT, não tenha dúvidas disso.”


Moraes barra visitas a Bolsonaro na Papudinha

Também nesta quinta-feira, 29, Moraes negou os pedidos de visita do presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, e do senador Magno Malta (PL-ES) a Bolsonaro.

No caso Valdemar, o ministro do STF argumentou que ele é investigado por suposta tentativa de golpe, uma das acusações contra o ex-presidente. Nesse sentido, não poderia manter contato com Bolsonaro.

Sobre Malta, o magistrado mencionou que, no dia 17 de janeiro, o senador tentou entrar na Papudinha sem autorização judicial. Segundo o ministro, o episódio representou “riscos desnecessários à disciplina do batalhão e à segurança do próprio sistema de custódia”.


Comentários


bottom of page