top of page

Últimas Notícias

Ely Leal

Com 19 votos, desembargador José Zuquim é eleito novo presidente do TJMT

A vaga de vice ficou com a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho; corregedor-geral será o desembargador José Luiz Leite Lindote

O desembargador José Zuquim Nogueira foi eleito, com 19 votos, o novo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para o biênio 2025/2026. A vaga da vice-presidência ficou com a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, candidata única para o cargo, que recebeu 35 votos. Já o cargo de corregedor-geral da Justiça (CGJ) será ocupado pelo desembargador José Luiz Leite Lindote, que teve 19 votos do pleno.

A votação aconteceu na tarde de ontem, quinta-feira (10), durante sessão híbrida, com desembargadores presentes no Plenário Wandir Clait Duarte e outros de forma online. Mos bastidores, falava-se em vantagem de Zuquim na disputa. No entanto, a votação foi acirrada. O desembargador Gilberto Giraldelli, que também concorria à vaga, teve 17 votos.

A votação para a vaga de CGJ foi marcada por discussão. Além de Lindote, que saiu vitorioso, o desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira também concorreu ao cargo de corregedor-geral.

Kono apresentou impugnação para retirar o desembargador Rui Ramos Ribeiro da eleição para o cargo, alegando que o magistrado já havia sido presidente do Poder Judiciário no biênio 2017/2018 e só poderia disputar um dos cargos se fosse o único candidato, ou seja, caso não tivesse mais ninguém na disputa, o que não é o caso. 

Ao longo da votação, houve uma longa discussão entre os desembargadores sobre impugnar ou não a candidatura de Rui Ramos, com alguns chegando a falar em inconstitucionalidade da lei ao não permitir o seu nome e outros desembargadores, já eleitos presidentes anteriormente, a se candidatarem, novamente. Entretanto, a maioria acompanhou o voto da presidente Clarice Claudino da Silva e a candidatura de Rui Ramos foi impugnada.

A cerimônia de posse da nova diretoria eleita será realizada no dia 19 de dezembro e a entrada em exercício nos respectivos cargos de direção se dará em 1º de janeiro de 2025. 





Fonte: rdnews

Comments


bottom of page