top of page

Últimas Notícias

Caças da Polônia interceptam avião da Rússia

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • há 13 horas
  • 2 min de leitura

Aeronave se aproximou do espaço aéreo polonês pelo Mar Báltico

ree

Caças da Força Aérea da Polônia interceptaram e escoltaram um avião de reconhecimento da Rússia que voava próximo ao espaço aéreo polonês. O incidente ocorreu na manhã desta quinta-feira, 25, conforme informou o Comando Operacional das Forças Armadas da Polônia, em publicação na rede social X.

Segundo o comunicado, a interceptação ocorreu sobre as águas do Mar Báltico. As autoridades polonesas ressaltaram que não foi constatada uma ameaça direta ao espaço aéreo do país.

“Caças poloneses interceptaram, realizaram a identificação visual e escoltaram para fora da área de responsabilidade uma aeronave de reconhecimento da Federação Russa, que voava nas proximidades das fronteiras do espaço aéreo da Polônia”, diz o comunicado. “Para garantir a segurança, uma parte do espaço aéreo sobre a Província de Podláquia foi temporariamente fechada ao tráfego civil.”


Polônia também identificou “balões de contrabando”

Além do episódio que envolveu a aeronave russa, as Forças Armadas polonesas comunicaram que, na mesma noite, vários objetos invadiram o espaço aéreo da Polônia a partir do território de Belarus.

Parte desses objetos foi identificada como balões movidos a vento, provavelmente utilizados por contrabandistas de tabaco. O incidente resultou no fechamento do espaço aéreo da Província de Podláquia, no nordeste da Polônia.

O uso de balões de contrabando partindo de Belarus tem gerado problemas diplomáticos, especialmente com Lituânia, onde estes objetos já forçaram o fechamento temporário de partes do espaço aéreo.

O governo lituano rotulou os incidentes como parte de um “ataque híbrido” às estruturas de segurança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Já Varsóvia afirmou manter contato permanente com os serviços de segurança regionais. “A situação está sendo monitorada continuamente, e as forças permanecem em prontidão constante para garantir a segurança do espaço aéreo polonês”, concluiu a nota do comando.


Comentários


bottom of page