top of page

Últimas Notícias

Barra do Garças tem um dos melhores índices de resolução de crimes de homicídio de MT

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • 26 de jan. de 2022
  • 3 min de leitura

Profissionais da PJC têm conquistado alta resolução de crimes, com índices superiores à média mundial de países de primeiro mundo

ree

No ano de 2016, o Delegado de Polícia Adriano Marcos Alencar foi lotado na 1ª Delegacia de Barra do Garças e, desde então, adotou-se o monitoramento estatístico dos crimes contra a vida nas modalidades tentadas e consumadas, bem como o índice anual de resolução desses crimes, a fim de melhor qualificar o trabalho policial investigativo e quantificar a eficiência do trabalho da equipe formada a época, numa mescla de policiais com mais experiência, bem como os recém empossados.

Esses profissionais têm conquistado alta resolução de crimes, com índices superiores à média mundial de países de primeiro mundo.

O indiciamento dos autores dos crimes contra a vida, que é o ápice do trabalho investigativo ao final das investigações, demonstra a eficiência da 1ª Delegacia de Barra do Garças que tem ficado acima da média nacional que é de 44% e do índice global que é de 63%, tendo uma média de indiciamento de 75% entre os anos de 2016 até 2021.

ree

No ano de 2018, a 1ª Delegacia obteve um marco histórico com 100% de resolução dos homicídios, conforme gráfico comparativo que segue anexo à matéria com dados extraídos do trabalho “Onde mora a impunida-de” no ano de 2021 que foram comparados aos dados da 1ª Delegacia.

O Trabalho da 1ª Delegacia é bem reconhecido pelo Ministério Público quando atua perante o Tribunal do Júri e confirmado pelo Magistrado nas sentenças aplicadas, com penas proporcionais à gravidade dos delitos, superando na maioria das vezes o patamar de 20 anos de pena de reclusão quando da prática de crimes mais graves contra a vida.

Levando-se em conta que a população de Barra do Garças é estimada em 61.702 pessoas, conforme o IBGE em 2021, e que o índice padrão considerado aceitável pela ONU é de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes. Analisando os dados estatísticos de Barra do Garças verificamos que atingimos o padrão recomendado pelos organismos internacionais, na contramão de outras cidades brasileiras que padecem de índices preocupantes, a exigir mais das forças de Segurança Pública, sendo outra a realidade da região do Vale do Araguaia.

ree

Mesmo no período de pandemia, ante as restrições sanitárias e baixas no efetivo policial em decorrência da Covid 19 e suas variantes, foi mantido os bons índices, tanto que a equipe de policiais civis da 1ª Delegacia conquistou a Medalha de Mérito da Segurança Pública no ano de 2020 pela Delegacia Regional de Barra do Garças ter sido a Regional que mais reduziu os crimes contra a vida num patamar de 30%, com homenagens aos policiais em cerimônia em dezembro de 2021.

ree

O trabalho desenvolvido tem sido reconhecido como um dos índices apontados pelas revistas Exame e Veja, bem como por institutos de pesquisa como o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, da Fundação Getúlio Vargas (FG) na classificação das melhores cidades para se viver, tendo o fator Segurança Pública sido bem avaliado pelos pesquisadores nas cidades pequenas como Barra do Garças, como ponto positivo na avaliação.

De acordo com o delegado titular da 1ª Delegacia, Adriano Alencar, os bons índices foram alcançados por conta da união da equipe em produzir bons resultados, a integração das policiais da nossa região que é privilegiada em ter presentes todas as forças (PJC, PM, PRF e DPF) e a gestão diferenciada do nosso Delegado Regional, Dr. Wilyney, que promove os meios e ferramentas necessárias ao bom desempenho dos policiais que executam nossa atividade fim, com fulcro numa investigação de qualidade, profissional e de respeito ao cidadão.

Comentários


bottom of page