top of page

Últimas Notícias

Ely Leal

Tecnologia e inovação transformam realidade de escolas municipais de Primavera

Cerca de 400 alunos participam de quatro cursos de graça

Quando o assunto é tecnologia e inovação, Primavera do Leste é uma das cidades pioneiras matogrosensses. O município possui um projeto piloto chamado "Escolas do Futuro" que trabalha com novas tecnologias destinadas para auxiliar o processo educacional.

Inaugurada no segundo semestre deste ano, cerca de 400 alunos já participam do projeto. São ofertados cursos de Informática básica, Escultura Artística Digital e Impressão 3D, Introdução ao Cinema e Pilotagem de Drone.

A Coordenadora Pedagógica Professora Ana Paula Dorst, explica que a Escola foi pensada e estruturada com muito carinho pela Prefeitura de Primavera do Leste, através da Secretaria de Educação.

“Esta jornada é uma busca par explorar as habilidades dos alunos, compreender e assimilar os princípios fundamentais de cada curso, e por último desenvolver o trabalho em equipe. Havia muita expectativa dos alunos para conhecer a Sala do Futuro, e que hoje já estão na prática”, explica.


Aprender na prática


A coordenadora frisa que a criatividade é utilizada para impulsionar os participantes. “Nossa prática metodológica se dá através do pensamento sensível: aprender fazendo.”

São duas unidades do projeto. A Sala do Futuro da Escola Novo Horizonte está se organizando para criação de dois minidocumentários, que discutir a temática ÁGUA como bem coletivo e a responsabilidade de cada um em sua utilização.

Já a Sala do Futuro da Escola 13 de Maio, também está focada em realizar produções de curta metragem, dentre elas, está o estudo e pesquisa da criação de Stop Motion.

Ambas contam com impressora 3D, que serão utilizados em suas produções audiovisuais. Além disso, a pilotagem de Drone que serão usados para a captação de imagens em vídeo para os curtas. Para o prefeito Leonardo Bortolin investir na educação a prioridade “Não adianta investir em obras se não investirmos nos nossos jovens, que são nosso maior tesouro”.


Preparação para o mercado de trabalho


A coordenadora explica que os professores desenvolvem com os participantes um conjunto de habilidades que mesclam a arte e a tecnologia para prepará-los para o trabalho e empreendedorismo. O mercado de trabalho crescendo rápido e a busca por pessoas criativas e habilidosas é constante.

“Nada melhor que iniciar a preparação dos estudantes logo nos anos finais do fundamental, chegando no ensino médio com boa experiência no uso de tecnologias que são atuais”, diz Ana.

“Não vamos parar por aqui, estamos em busca de mais novidades e melhorias para que nossa educação seja cada melhor e oportunize nossos alunos para o mercado de trabalho”, garante o vice-prefeito, Ademir Goes.





fonte: Coordenadoria de Comunicação

Comments


bottom of page