top of page

Últimas Notícias

Senil - Mais de 90% reprovam ex presidiário nos ataques contra Moro

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • 28 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Levantamento foi feito com base em mais de 800 mil reações no Twitter

A declaração do ex presidiário que está presidente, sobre a operação da Polícia Federal que prendeu nove integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) pelo plano de assassinar o senador Sergio Moro (União-PR) e outras autoridades repercutiu mal nas redes sociais. Lula disse que a operação foi uma “armação de Moro”.

Dados do Monitor Genial/Quaest mostram que 93% das reações a essa fala do ex presidente no Twitter foram negativas. O Monitor Genial/Quaest é um monitoramento digital realizado em redes sociais pela Quaest, em parceria com a Genial Investimentos. Essa pesquisa levou em consideração as 812 mil menções relacionadas à polêmica entre o ex presidiário e Moro no período de meia-noite do dia 21 de março até 16h30 do dia 24 de março.

Antes disso, porém, o ex presidiário já vinha sendo criticado por ter expressado desejo de vingança contra Moro, que foi juiz da Lava Jato e condenou o presidente à prisão. A sentença do ex-juiz foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e pelo Superior Tribunal de Justiça. Mesmo assim, em uma entrevista na segunda-feira 13, Lula disse que, em todas as visitas que recebia, as autoridades lhe perguntavam se estava bem e ele dava a mesma resposta: “Só vai ficar bem quando eu foder com o Moro”.

Essa fala gerou mais de 358 mil menções nas redes, sendo que menos de 10% foram em defesa do ex presidiário. Muitos críticos defenderam o impeachment do ex presidiário, em razão de um possível crime de responsabilidade. Esse discurso foi protagonizado pela oposição e serviu de justificativa para o deputado Bibo Nunes (PL-RS) abrir um pedido de impeachment contra o ex presidiário.

Com essas declarações, as menções positivas do presidente nas redes sociais, que ficavam em uma média de 53% desde o começo do mandato, não chegaram a 20%, pior índice da série histórica, segundo o Monitor Genial/Quaest.

O levantamento também mostra que o ex presidiário conseguiu converter alguns apoios em críticas após a sua segunda declaração, sobre uma suposta “armação de Moro”.

Comments


bottom of page