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Ely Leal

Rede de Proteção Social realizou mais de 36 mil atendimentos em 2022

“Temos como meta garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades”

Primavera do Leste conta com quatro unidades de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizadas em regiões estratégicas da cidade que realizou no ano de 2022 um total de 32.069 atendimentos individualizados.

Nas unidades do CRAS são ofertados serviços de trabalho social a famílias e indivíduos com vulnerabilidade e risco social, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.

Os atendimentos individualizados do CRAS são feitos por equipe técnica de nível superior (Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogas) e nível médio como atendimento social, psicológico, multidisciplinar, acompanhamento familiar e para inserção no BPC, atualização de cadastro único, entre outros.

Já o Centro de Referências Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou 3.189 atendimentos individualizados. Na unidade do CREAS é ofertado trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, que demandam intervenções Especializadas no âmbito do SUAS.

CREAS oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências, Idosas e sua Família, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), Serviço Especializado em Abordagem Social.

Além dos serviços de atendimentos individualizados e coletivos, são feitos encaminhamentos diversos, abordagens sociais e outros com equipe técnica especializada (Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos) e técnicos de nível médio.

Para a Secretária de Assistência Social, Leninha Riva, a pasta é uma das mais importantes da cidade. “Temos como meta garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos, buscando sempre a melhor forma de promover a qualidade de vida da população”.

PROJETOS E CONVÊNIOS 2022

A Secretaria realiza a parceria e convênios com projetos sociais para atender crianças e adolescentes com atividades extra escolar como dança, música, aula instrumental, futebol, jogos de mesa, aulas de reforço, entre outras.

No Salesiano Centro Social Dom Bosco foram atendidas 200 crianças e adolescentes de 7 a 13 anos. Já no Projeto Mãe Cidinha, 160, de 7 a 12 anos. O Projeto Social não conveniado, o Creju, acolhe um público de 300 pessoas, na faixa etária de 7 a 17 anos.

“Nossa gestão sempre priorizou a formação da criança e do adolescente, pensando na educação, lazer e cultura. A Secretaria de Assistência Social, vem justamente sendo o suporte para esse desenvolvimento,”. Afirma o Prefeito Leonardo Bortolin.

BENEFÍCIOS

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Em 2022 foi realizado 2.210 novos, totalizando 14.011 famílias, garantindo a possibilidade de acompanhamento dos beneficiários e benefícios sociais.

São Benefícios Eventuais da Secretaria de Assistência Social (SAS): Os auxílios de alimentação, natalidade, funeral, moradia e vulnerabilidade temporária, passagens e fraldas. No ano de 2022 foram deferidos 5.658 benefícios eventuais.

O Vice-Prefeito, Ademir de Goes, explica que esses benefícios são concedidos a partir de uma análise da equipe multidisciplinar. “Quando ocorre o benefício, é porque o cidadão atendido já passou pelo assistência social, o psicólogo e demais profissionais e terá todo o apoio para ter uma vida digna”.

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

O Albergue Municipal Santa Úrsula oferta atendimento em unidade institucional de passagem para o acolhimento imediato e emergencial. É realizado um diagnóstico detalhado de cada situação e fazer os encaminhamentos necessários. Foram feitos 916 atendimentos individualizados e 888 pessoas foram acolhidas na unidade, apenas no ano passado.

O acolhimento provisório conta com estrutura para as pessoas do mesmo sexo ou grupo familiar, e é previsto a todos em situação de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência, pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.




fonte: Coordenadoria de Comunicação


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