top of page

Últimas Notícias

Ely Leal

Primavera do Leste fica de fora e não terá 5G neste ano

Plano de expansão das operadoras não comtempla uma das maiores cidades do estado

Uma das maiores cidades do Mato Grosso, 8º maior economia mas com serviços públicos de atendimento estadual e nacional de péssima qualidade, Primavera do Leste tem o que existe de pior no fornecimento de energia elétrica, na captação de esgoto e distribuição de água potável e no fornecimento de internet banda larga.

Os péssimos serviços prestados pelas concessionárias destes segmentos na cidade se confirmam agora com a aprovação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que citou as cidades que devem receber a nova tecnologia de 5G e não incluiu Primavera do Leste nos planos de melhorias no serviço de transmissão de dados, conhecida como 5G.

Outras 24 cidades mato-grossenses poderão ter o sinal 5G instalado a partir do segundo semestre deste ano, segundo a previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O sinal 5G é uma evolução do atual 4G, que permite a conexão e tráfego de dados na internet. A velocidade do tráfego de dados pode chegar a ser 20 vezes maior.

De acordo com a Anatel, a tecnologia 5G promete massificar e diversificar a Internet das Coisas (IoT) em setores como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola. Entre os avanços esperados para o 5G, em relação ao 4G, estão a maior velocidade; a redução do tempo de resposta da rede de telecomunicações; aumento da quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área; e redução do consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.

Em Mato Grosso, quatro cidades já podem ter a tecnologia 5G: Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra e Várzea Grande. Em Cuiabá, o sinal foi liberado desde o dia 19 de setembro do ano passado e foi implementado poucos dias depois. Nas outras três cidades, o sinal foi liberado desde o dia 27 de fevereiro deste ano, mas as operadoras precisam solicitar à Anatel o licenciamento e ativações de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz. Nenhuma das operadoras fez esse pedido ainda, nem confirmou se irá fazer essa solicitação em breve, porque segundo elas, ainda estão estudando a capacidade técnica e operacional desses localidades.

Acorizal, Alto Paraguai, Arenápolis, Barão do Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jaciara, Denise, Jangada, Juscimeira, Nobre, Nova Brasilândia, Nova Marilândia, Nova Olimpia, Pedra Preta, Poconé, Porto Estrela, Rondolândia,. Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Afonso, Santo Antonio do Leverger, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tangará da Serra deverão receber o 5G já a partir do meio deste ano de 2023.

Embora a apenas 120Km de Rondonópolis, o serviço da nova modalidade de transmissão 5G só deverá chegar a Primavera do Leste para meados ou final de 2024, isso se até lá, as operadoras tiverem interesse em atender Primavera do Leste.

Primavera tem um dos piores serviços de Internet do estado.


Comments


bottom of page