top of page

Últimas Notícias

Prefeitura usa espaço público pago com dinheiro do contribuintes para fazer publicidade de empresa privada

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • 8 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Uma das campeãs de reclamações no município, a Energisa trabalha para atender as demandas dos gestores, que retribuem com convênios e publicidade no espaço público


Como maior anunciantes publicitário do município, a Prefeitura impõem regras não escritas para veicular publicidade nos veículos de comunicação. Ferindo o princípio constitucional da impessoalidade e a isonomia entre empresas de comunicação.

Todas as publicações feita pela Assessoria de Propaganda da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste (também conhecida como Assessoria de Comunicação) devem ser replicadas pelos veículos de comunicação da cidade, sob pena de serem perseguidas com impostos ilegais e corte na verba da publicidade.

Este foi um dos motivos que levou o Jornal ELNews a ser taxado com escorchates impostos ilegais e retirado do rol de publicidade institucional e perseguido com ações judiciais, em evidente assédio promovido pela Prefeitura.

Sem se importar com a qualidade do que é produzido pela Assessoria de Propaganda, os veículos sequer podem questionar o conteúdo daquilo que é obrigado informalmente a publicar sob pena do linchamento moral.

Por gozar dessa prerrogativa, a Assessoria de Propaganda empurrou mais vez, em todos os veículos de comunicação escrita, uma matéria com claro cunho publicitário.

A Energisa estaria contratando 500 pessoas em todo o estado. Talvez até algumas de Primavera do Leste.

Com o dever de ser elo de ligação entre Poder Executivo, Sociedade e Veículos de Comunicação, a assessoria de propaganda na realidade é uma máquina de propaganda de promoção social e pessoal do Prefeito e do vice (pré-candidato nas próximas eleições), na defesa de seus interesses políticos eleitorais, disfarçados de noticia.

Mas não é só.

Também serve de canal publicitário de empresas com interesse direto na gestão, em serviço prestados por servidores pagos (na Comunicação) com o dinheiro público do contribuinte, como é o caso da Concessionária Pública de fornecimento de energia eletrica. Aliás, um dos piores serviços publicos fornecidos ao cidadão, de acordo com os dados revelados pelo Presidente do Procon, dito na reunião no Sindicato Rural, quando do encontro para discutir outra concessionária tão relapsa quanto a Energisa. A Águas de Primavera.

Centenas de empresas anunciam diariamente, em Primavera, a abertura de vagas de trabalho. Uma boa parte delas utiliza-se do SINE para divulgar suas ofertas de emprego. Para outras, basta um cartas na fachada.

Neste caso da Energisa, sequer o SINE municipal deverá ser utilizado, o que poderia em tese, justificar a publicidade no espaço publico institucional do Poder Executivo e a utilização de mão de obra dos servidores da Assessoria de Propaganda para produzir o material publicitário disfarçado de noticia.

Lembrando que as 500 vagas anunciadas são para todo o estado. Sequer existe uma cota de vagas, destinada para Primavera do Leste.

A Energisa, regularmente faz convênios com a Prefeitura para algumas ações pontuais e esporádicas, sempre divulgadas pela Assessoria de Propaganda com grande estardalhaço.

A Energisa que fatura, somente em Mato Grosso quase R$ 1,5 bilhão com os consumidores e apresenta uma das maiores taxas de lucratividade do Brasil, tem a publicidade de sua ação, fornecida gratuitamente pela Prefeitura. E os veículos de comunicação, para receber publicidades da Prefeitura, são obrigadas, em contratos não escritos, a publicar.

Resultado. Nas mídias sociais só se fala nas vagas da Energisa.




Comentários


bottom of page