top of page

Últimas Notícias

Por unanimidade vereadores não recebem denúncia contra Prefeito

  • Foto do escritor: elnewspva
    elnewspva
  • 25 de mai.
  • 2 min de leitura

Nas discussões, vereadores demonstram a politicagem ao tentar responsabilizar cargos de assessoramento

Embora por linhas tortas, os vereadores de Primavera do Leste fizeram algo correto na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 25/05. Rejeitaram por unanimidade (14x0), o pedido de instalação de uma CPI, para investigar ato político-administrativo de responsabilidade do gestor municipal.

Fizeram correto porque o ato para ser classificado como infração deve ser tido como "dolo voluntário" por parte do gestor, ou seja, era necessário se comprovar que o Prefeito deliberamente e consciente desejou causar prejuízo a coisa pública na gestão por ato seu.

Como não restou comprovado a existencia do "dolo voluntário" por parte do gestor, a recusa em receber a denúncia foi acertada.

O "linhas tortas" se deve ao fato de que 3 (três) vereadores usaram o fato para tentar responsabilizar uma pessoa que ocupa a função de assessoramento do Prefeito pelo fato e mais uma vez tentar sua destituição.

Que os vereadores tem baixa condição cognitiva é claro para todos desde o início da gestão e se esquecem que o Prefeito é o administrador de toda a máquina pública no ambito da comarca.

Os secretários municipais são seus assessores, em cada setor especifico que se subdivide a gestão, sendo sua linha de atuação restrito ao setor de assessoramento a que ocupa, no caso as secretarias.

Na ânsia que alguns vereadores tem de derrubar a Secretaria de Saúde Laura Leandra, até mesmo o quinta-coluna da gestão e líder do Prefeito na Câmara, Eraldo Fortes, tentaram responsabilizar a Secretaria.

Assim como todo e qualquer assessor (até mesmo dos vereadores) seus atos de trabalho tem um responsavel, que é o cargo eletivo que os indica para a função.

A responsabilização ou é do responsável ou não é de ninguém da administração. Quem julga a qualidade do assessor é o assessorado, que, se entender conveniente para seu mandato, pode trocar ou manter seu assessor.

Por mais que os vereadores nao aceitam que uma secretaria (o) pode ou não aceitar suas reivindicações, alguns vereadores, de forma calhorda tentam responsabilizar os secretários, se esquecendo que esses atuam estritamente sob as ordens do assessorado.

Como lhes falta caráter para fazer o enfrentamento com o dono dos cargos, alguns vereadores tentam derrubar um (a) assessor (a), tentando manchar sua honra e reputação perante a sociedade, unicamente porque não "comandam" esses assessores do Prefeito.

Politiqueiros, querem se mostrar relevantes e não cumprem sequer suas funções constitucionais e sobrevivem em busca de cargos (as indicações para os sem capacidade ocupar cagos na gestão) e prestar favores favores imorais como "furar-a-fila" na saúde ou usar de forma ordinária o dinheiro que não lhes pertence como as verbas indenizatórias em outros casos.

Na forma legal, o pedido de C.P.I. apresentado é inócuo ao não satisfazer os requisitos para sua instalação. Na forma administrativa, o gestor é o responsável e na forma política, por falta de discernimento, tentam responsabilizar quem cumpre ordens.



Ely Leal - Redação





Comentários


bottom of page