top of page

Últimas Notícias

Ely Leal

Por que o parlamento municipal, estadual e federal é uma porcaria

Uma das instituições mais importantes da República goza de conceito, perante a sociedade, comparável a uma casa de tolerância. Entenda por que!

Via de regra e salvo raras excessões, qual o conceito de uma Câmara de Vereadores de um município? O que você pensa dos vereadores de sua cidade? Qual o conceito que tem uma Assembleia Legislativa? O que você pensa dos deputados estaduais?

Aplica-se a mesma pergunta sobre Câmara Federal? Pergunte sobre os deputados federais? Lembra em quem votou? E os Senadores?

O Poder Legislativo, junto com o Executivo e o Judiciário são os pilares do estado democrático de direito e um elemento essencial na república. Isto é um fato. Mas a pergunta permanece.

Porque temos um poder legislativo tão avacalhado e que goza de tão baixo prestigio?

A resposta para qualquer analista politico minimamente sério, é obvia. Por causa das eleições.

Como assim?

Explico. Toda eleição de um legislativo é feita junto com uma eleição para o executivo.

Assim, a sociedade discute a exaustão, os nomes, projetos e propostas dos concorrentes do executivo e deixam em 2º plano a discussão sobre o parlamento. Sobre os deveres dos parlamentares, seus poderes e suas limitações.

A sociedade, regra geral, não sabe sequer as atribuições dos vereadores, deputados e senadores. Aliás, muito dos próprios eleitos, sequer sabem o que são suas atribuições.

Para vereadores, geralmente semianalfabetos e sem conhecimento mínimo da função, ser vereadores é ser agiota de verba suja (conseguida pelos deputados por causa de votações cabulosas) que vem de Brasilia. Ir a Brasilia "buscar recursos", dizem, isto sim é trabalho. Mentira. Trabalho é propor, discutir e votar leis e fiscalizar o executivo, o que passa disso é a mais baixa, suja, vil e degradante politicagem.

Se ir a Brasilia fosse atividade séria, eles buscariam as verbas no executivo e não no legislativo. Mas a politicagem safada e ordinária, além de se auto proteger também é via de mão dupla.

O Poder politico está na mão do Legislativo e o Poder econômico na mão do Executivo. E o Judiciário fiscaliza para o bom equilibrio entre os dois.

09 vereadores em Primavera do Leste, tiram do cargo o Prefeito e o Vice. Prefeito, se reunir a AMM inteira não afasta da função nem o Vereador Didi Forró Show e seus 154 votos. Isso é Poder Político.

Quem tem essa força politica, não pode ter o controle do dinheiro senão vira ditadura. Assim, a força política do parlamento, não apita nem para construir um quebra-molas. Aí entra a força do executivo.

O controle do dinheiro.

Mas os políticos, corruptos como sempre querem alterar o quadro mais básico da democracia e do estado republicano.

Executivo vira Legislativo ao governador por decreto. Legislativo vira executivo com as corruptas "emenda impositiva", "orçamento secreto" e outras safadezas a mais.

Por que deputados estaduais estão brigando para ter 2% do orçamento do estado? Para, ou fazer a mais pura e deslavada corrupção ou para fazer politicagem barata e safada para garantir reeleição.

Exatamente pelos mesmos motivos que os vereadores de Primavera do Leste colocaram em prática em pleno ano eleitoral, quase R$ 3 milhões em "emendas impositivas".

Nessa mixórdia mal explicada de responsabilidade e o vale-tudo na roubalheira geral, o estúpido eleitor acha que o vereador vai resolver o problema do Lixo, do asfalto esburacado, das safadezas da concessionária de água e esgoto e da concessionária de Energia. E muito pior. Os ignorantes vereadores eleitos acham que realmente podem resolver isso. Só enganação dos dois lados.

Para enganar os eleitores, eleição de vereador (a) acontece junto com eleição do Prefeito. Discutam o Prefeito, enquanto os espertinhos enfiam os corruptos no parlamento (e as vezes no executivo também).

Deputados Estaduais, Federais e Senadores tem suas eleições junto com o votos de Governador e Presidente. Discutam Governadores e Presidente enquanto a corriola politiqueira ordinária passa aos borbotões para Assembleias, Câmara Federal e Senado.

É a mais pura pilantragem usando o eleitor para perpetuar a roubalheira geral na nação e o povo, sempre trouxa, só acorda na hora de trabalhar para pagar a conta toda.




Ely Leal - Redação





Comentários


bottom of page