top of page

Últimas Notícias

Ely Leal

Picada por jararaca em Juscimeira, idosa está na UTI em Primavera do Leste

Vítima recebeu cerca de 12 ampolas de soro antiofídico, mas mesmo assim o estado de saúde se agravou com bastante inchaço no pé, sangue na urina e hipertensão

Uma idosa de 76 anos foi internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na noite dessa segunda-feira (13), após ser picada no pé por uma cobra da espécie jararaca quando ela limpava o quintal de casa durante o fim de semana em uma chácara em Juscimeira.

A cobra estava entre as folhagens que a idosa recolhia no quintal. Ela foi socorrida pela família e levada ao Hospital Municipal da cidade. De lá, ela foi transferida para o Hospital de Jaciara.

A vítima recebeu cerca de 12 ampolas de soro antiofídico, mas mesmo assim o estado de saúde se agravou com bastante inchaço no pé, sangue na urina e hipertensão.

Por isso, na noite dessa segunda-feira, ela foi encaminhada para uma UTI de Primavera do Leste.

O município é referência para o atendimento a pacientes vítimas de acidentes com serpentes que necessitam do soro antibotrópico (Jararacas), atendendo, além dos pacientes do próprio município, também os de Poxoréu, Paranatinga e Santo Antônio do Leste, sendo todos regulados pela Secretaria de Saúde do estado, quando for morador de outra cidade.

A orientação é que em casos como esse o tratamento deve ser feito em até 30 minutos após a picada.

Os médicos recomendam que é preciso acalmar a vítima. O acidentado não deve fazer esforço e o local da picada deve ser lavado apenas com água e sabão. Também é recomendado aplicar compressa de gelo no local.

Além de levar o paciente para o hospital, o ideal é que seja feita a identificação da cobra.






Fonte: Redação com G1-MT

Comments


bottom of page