top of page

Últimas Notícias

Picada por jararaca em Juscimeira, idosa está na UTI em Primavera do Leste

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • 15 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Vítima recebeu cerca de 12 ampolas de soro antiofídico, mas mesmo assim o estado de saúde se agravou com bastante inchaço no pé, sangue na urina e hipertensão

Uma idosa de 76 anos foi internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na noite dessa segunda-feira (13), após ser picada no pé por uma cobra da espécie jararaca quando ela limpava o quintal de casa durante o fim de semana em uma chácara em Juscimeira.

A cobra estava entre as folhagens que a idosa recolhia no quintal. Ela foi socorrida pela família e levada ao Hospital Municipal da cidade. De lá, ela foi transferida para o Hospital de Jaciara.

A vítima recebeu cerca de 12 ampolas de soro antiofídico, mas mesmo assim o estado de saúde se agravou com bastante inchaço no pé, sangue na urina e hipertensão.

Por isso, na noite dessa segunda-feira, ela foi encaminhada para uma UTI de Primavera do Leste.

O município é referência para o atendimento a pacientes vítimas de acidentes com serpentes que necessitam do soro antibotrópico (Jararacas), atendendo, além dos pacientes do próprio município, também os de Poxoréu, Paranatinga e Santo Antônio do Leste, sendo todos regulados pela Secretaria de Saúde do estado, quando for morador de outra cidade.

A orientação é que em casos como esse o tratamento deve ser feito em até 30 minutos após a picada.

Os médicos recomendam que é preciso acalmar a vítima. O acidentado não deve fazer esforço e o local da picada deve ser lavado apenas com água e sabão. Também é recomendado aplicar compressa de gelo no local.

Além de levar o paciente para o hospital, o ideal é que seja feita a identificação da cobra.






Fonte: Redação com G1-MT

Comments


bottom of page