top of page

Últimas Notícias

PGR afirma que envolvidos em ato em Brasília não são "terroristas"

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • 24 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Xandão determinou a prisão de pessoas no protesto, sob a alegação de que elas teriam cometido esse tipo de crime

Conforme o Jornal ELNews vem avisando desde o dia das manifestações, a Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que os manifestantes que participaram do protesto em Brasília não são terroristas.

O posicionamento consta em ações enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), por Carlos Santos, subprocurador-geral da República e coordenador do Grupo de Combate aos Atos Antidemocráticos, nesta terça-feira, 24.

No processo, Santos lembrou que terrorismo só é caracterizado em condutas tomadas por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião. A definição consta na Lei Antiterrorismo, de nº 13.260/2016, aprovada pelo Congresso Nacional. “Não faz parte dos tipos penais o cometimento de crimes, por mais graves que possam ser, por razões políticas”, constatou Frederico.

Segundo o subprocurador-geral, a decisão não reduz a gravidade dos fatos, mas respeita a “garantia fundamental prevista no artigo 5º, inciso XXXIX, da Constituição da República”. O dispositivo diz que “não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal”.

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão dos manifestantes, com base na Lei Antiterrorismo, assim como quando estabeleceu o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres.

Na decisão, Moraes escreveu que “há fortes indícios de materialidade e autoria dos crimes previstos na Lei de Terrorismo”.

O governo do ex presidiário que tanto tem falado nos atos terroristas, não permitiu que o congresso criasse uma CPI para investigar as manifestações. Tem o receio de descobrir que o Ministro da Justiça, Comunista assumido, tenha tido conhecimento prévio de tudo e não tomou providências para fazer o Governo posar de vítima.

Comments


bottom of page