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Parceria entre Arábia Saudita e agronegócio brasileiro é “ganha-ganha”, dizem especialistas

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • 27 de out. de 2023
  • 1 min de leitura

Professora diz que Arábia Saudita tem buscado variar os setores que explora para abranger possibilidades para além do petróleo

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De janeiro a setembro de 2023, o Brasil exportou US$ 2,4 bilhões (R$ 12,02 bilhões) em produtos para a Arábia Saudita, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

A principal categoria de produtos comercializados foi a de “carnes de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas” no valor de cerca de US$ 640 milhões (R$ 3,205 bilhões), ou 27% da participação no total.

O agro brasileiro atraiu olhares da Salic, empresa de investimentos em agropecuária da Arábia Saudita, que passou a investir em empresas brasileiras do setor.

Para Andréia Adami, professora na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP e pesquisadora no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a parceria entre a Arábia Saudita e o Brasil visa diversificar as oportunidades para os dois países.

Ela explica que a Arábia Saudita tem buscado variar os setores que explora para abranger possibilidades para além do petróleo.

Para o CEO e secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Tamer Mansour, o interesse da Arábia Saudita em abarcar práticas mais sustentáveis é um fator relevante para o Brasil.

“Quando os investimentos sauditas começaram no Brasil, eles não surgiram por acaso. A Arábia Saudita vinha querendo se tornar um líder dos países árabes para defender a causa de segurança alimentar“, diz.

Segundo ele, se os negócios se sustentarem entre os países, a parceira tem um potencial benéfico para os dois lados.






fonte: CNN Brasil

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