top of page

Últimas Notícias

Ely Leal

Grupo “Unidos por Novo Poxoréu” participa de sessão ordinária na Câmara para reivindicar melhorias básicas

Grupo levou uma série de pedidos que foram apresentados aos vereadores poxoreanos

O grupo “Unidos por Novo Poxoréu”, participou nesta segunda-feira (27/05) da Sessão Ordinária da Câmara Municipal da cidade de Poxoréu para pedir melhorias básicas que estão ausentes do distrito com a omissão do Poder Público no local. 

O Sr. Carlos Alberto Hortenci de Barros, representando o grupo, usou o espaço denominado “Tribuna Livre” para tecer comentários e pontuar necessidades que podem ser realizadas pelo Poder Executivo, com apoio do Poder Legislativo. 

Entre os pedidos, estão; O apoio na solução das questões fundiárias, a definitiva instalação da sub-prefeitura que foi aprovada no Legislativo e não implantada até o momento, a fixação da data para licitação visando a construção da nova escola em área já regularizada, a implantação de projeto para o efetivo asfaltamento do acesso ao local pela estrada conhecida como “toca do Jacaré”, o levantamento topográfico definitivo das estradas na região, além de outros temas.  

Foi pontuado também sobre as dificuldades para a transferência do título eleitoral dos moradores da localidade de Primavera do Leste, a qual não pertence, para Poxoréu onde territorialmente estão localizados, ocasionado pela falta de um funcionário da Prefeitura.  

Com isso, centenas de eleitores de Novo Poxoréu não conseguiram transferir seus títulos, o que representa uma redução na possibilidade de representação eletiva da comunidade.  

Com cerca de 10 mil moradores, o distrito de Nova Poxoréu tem hoje cerca de 1.100 eleitores em Poxoréu e o restante em Primavera do Leste, município que não possui qualquer responsabilidade sobre as melhorias do distrito.  

Ao tempo em que pedia o levantamento das estradas da região, o Sr. Carlos Alberto lembrou da omissão da Câmara Municipal na defesa dos interesses dos moradores da região que é praticamente uma cidade. Disse ainda que Novo Poxoréu não busca a emancipação, tampouco busca o confronto político, mas única e somente as melhorias olhando em perspectiva daqui para frente.  


REAÇÃO DOS VEREADORES 

Dominada por uma bancada governista, os vereadores não gostaram das considerações e usaram a tribuna para rebater o pedido de ajuda calcado em três eixos de defesa, resumidamente.  

1º) - A gestão já faz o possível para ajudar e os moradores do distrito são ingratos aos não reconhecer a maravilhosa gestão que possuem.  

2º) - O município de Poxoreú possui muitos outros distritos, bem mais antigos que o Novo Poxoréu e que tem também suas necessidades e que assim, os moradores do local precisam ter paciência e aguardar alguns anos para serem atendidos.  

3º) - Que a culpa da situação é dos próprios moradores que não elegem seus representantes, porque ficam sonhando em pertencer a Primavera do Leste e não atuam politicamente, economicamente e socialmente.  

O vereador Geovane Conceição (MDB) relembrou que quase apanhou dos moradores em uma das visitas. Agnaldo Batata (MDB) disse que eles são tratados com muita hostilidade pelos moradores e que a questão toda depende da questão fundiária e que a Prefeitura de Primavera do Leste geralmente não cumpre os acordos de atuação conjunta de ações na localidade, relembrando um episódio onde foi enviado 2 caminhões e os 2 caminhões de Primavera não apareceram.

O vereador Edson Tur (DEM), relatou o episódio do encontro com o deputado estadual Botelho e chamou o Vereador Temarzinho (DEM – Primavera do Leste) de mentiroso, sendo ambos do mesmo partido. Disse ainda que essas reivindicações são politiqueiras e acontecem sempre em ano eleitoral e defendeu a atual gestão afirmando que a localidade contribui mensalmente com Poxoréu em cerca de R$ 600 mil e que custa para os cofres de Poxoréu R$ 1,2 milhão por mês.  

O Vereador Adriano Maia (PDT) reconheceu que a Prefeitura não vem atendendo as necessidades do distrito, mas afirmou que as melhorias vêm com o tempo, assim como disse a Presidente da Câmara Sonia Moraes (MDB).  

O Vereador Leônidas do Moto Taxi, relatou que a própria comunidade não se ajuda e falou de uma moradora, cujo muro invade uma rua que precisa ser ampliada, de que ninguém mexe no muro dela.  

O saldo final é que nenhum vereador que usou da Tribuna, para falar especificamente dos pedidos feitos e das solicitações apresentadas e nenhum respondeu diretamente a nenhuma das questões do "Unidos por Nova Poxoréu" e a comunidade segue com suas necessidades.




Ely Leal - Redação

Comments


bottom of page