top of page

Últimas Notícias

Ely Leal

Grupo Faces amplia monopólio cultural em Primavera e lança curta para valorizar segmento LGBTQIAPN+

Fundado pelo Secretário de Cultura, Wanderson Lana, grupo se tornou uma potência durante seu mandato e recebendo recursos municipais, possui Teatro, recebeu doação de grande terreno e agora lança a produtora de filmes

O Grupo Faces é uma das maiores potencias em seu segmento no estado de Mato Grosso que ganhou muita projeção nos mais de 10 anos que o seu fundador, Wanderson Lana, ocupa o cargo de Secretário Municipal de Cultura, passando por diversas gestões municipais.

Praticamente monopolizando o segmento teatral, o grupo amplia ainda mais seu poderia e lança a Produtora Faces Filme, para atuar também no cinema e acaba de lançar o curta-metragem "Banheiro errado", que tem como um dos dois atores centrais o próprio secretário municipal.

Dirigido pela cineasta Rafaela Salomão, a obra divulga e fortalece o discurso LGBTQIAPN+, ao contar a história de dois rapazes que se conhecem em um clube numa noite de carnaval e conclui com o envolvimento emocional de ambos numa relação homo afetiva.

Segundo o canal de Instagran para divulgação do filme, Planeta Foda, o curta-metragem foi totalmente rodado nas dependências do Teatro Faces em Primavera do Leste, tendo como produtora a empresa de Filmes do Grupo Faces.

A critica á produção, extremamente positiva, feita pela conhecida mídia de esquerda, denominada Mídia Ninja, não informa a fonte de financiamento da produção, mas o grupo, embora privado, segundo consta no Portal de Transparência/2023 recebe anualmente mais de R$ 300 mil de verbas da Prefeitura, fruto de convênio que alegadamente é usado para pagar seus professores.

E esse convênio é mantido há anos pela Prefeitura.

Segundo o projeto de lei nº 1.494, votado e aprovado na câmara municipal em 02 de Outubro de 2023, o Grupo Faces recebeu a concessão de uso de bem público, referente a um terreno de 1.012 mts², no valorizado loteamento vertente das águas, lote 42, para que possa alí construir sua sede.

A cessão de uso será de 20 anos, renovável por igual período e o Grupo Faces deve iniciar a construção da sede no prazo de 3 anos.

Fundado pelo atual Secretário Wanderson Lana, o grupo Faces ainda é conduzido informalmente por ele, embora exista uma diretoria que teoricamente responde pela Instituição.








Redação: Ely Leal

Comentarios


bottom of page