top of page

Últimas Notícias

Ely Leal

Gripe aviária faz Mato Grosso decretar estado de emergência por 6 meses

Um dos maiores exportadores de frango, o Estado decidiu optar pela medida preventiva e terá mais acesso a recursos

Mato Grosso decretou estado de emergência zoossanitária por seis meses por causa da gripe aviária. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial na quinta-feira (31), após detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 em aves silvestres e doméstica no Brasil.

Segundo o documento, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) publicará normas complementares, mediante portaria, a fim de operacionalizar as ações decorrentes do estado de emergência.

De acordo com o Governo, o decreto de emergência vem para facilitar que o Estado acesse recursos a serem aplicados nas ações necessárias para combater as situações de risco epidemiológico e emergências zoossanitárias no Estado.

A medida é preventiva, já que Mato Grosso não tem registro de casos da gripe aviária. A decisão do Governo do Estado atendeu a uma recomendação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que em maio deste ano decretou estado de emergência em todo o território nacional por 180 dias, em função da gripe aviária.

A norma é para evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial e para preservar a fauna e a saúde humana.

Após decisão do Mapa, 14 estados decretaram emergência em seus territórios. Agora, Mato Grosso, que está entre os dez estados que mais exportam carne de frango, também entra na lista.

Os primeiros casos foram confirmados em janeiro deste ano na Bolívia. Até o início de agosto, 79 casos da gripe aviária já haviam sido confirmados no Brasil, incluindo dois de criação doméstica.





fonte: RDNews

Kommentit


bottom of page