top of page

Últimas Notícias

Encerrou nesta quinta-feira prazo para produtores rurais atualizarem número de rebanho

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • 15 de jun. de 2023
  • 1 min de leitura

Medida de monitoramento de estoques bovinos, aves e suínos substitui vacinação contra febre aftosa, que deixou de ser obrigatória neste ano.

Terminou nesta quinta-feira, 15, o prazo para que os produtores rurais de Mato Grosso atualizarem o número de rebanho em estoque ao Instituto de Defesa Agropecuária do estado (Indea-MT). Essa atualização substitui a vacinação contra febre aftosa, que deixou de ser obrigatória neste ano.

A princípio, o prazo terminava no dia 31 de maio, mas foi estendido até a primeira quinzena de junho.

Segundo o Indea, até o momento mais de 117 mil produtores rurais já realizaram a comunicação do número de animais nas propriedades. Na parte bovina, a campanha substitui a vacinação contra a febre aftosa.

A comunicação do estoque de rebanhos é obrigatória para aqueles produtores rurais que criam bois, aves e suínos para o comércio, estando sujeito à multa em caso de descumprimento.

Produtores rurais de outras oito espécies, como búfalos, cabras, ovelhas, cavalos, jumentos, mulas, abelhas e peixes, também podem atualizar o quantitativo fazer a junto ao Indea, porém nessa etapa não é obrigatória.

Sem a atualização, o produtor rural que não fez a comunicação não consegue mais emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impedido de comercializar os animais, exceto para abate.

Após o fim da campanha, o produtor rural que não realizar o informe ao Indea fica sujeito a penalidades, como aplicação de multas, que podem chegar à soma de R$ 6 mil.

O produtor rural pode procurar o escritório do Indea presencialmente ou fazer a atualização pela internet através do site do governo.

Commentaires


bottom of page