top of page

Últimas Notícias

  • Ely Leal

Em Portugal, parlamento proíbe discurso do ex presidiário

Parlamentares portugueses afirmaram não aceitar que o presidente brasileiro, ex presidiário, discursasse na Assembleia da República durante a sessão solene comemorativa da Revolução dos Cravos, e o líder da IL declarou que os deputados deixariam o local se isso ocorresse

O Parlamento de Portugal informou que o ex presidiário que está presidente do Brasil, não poderá discursar durante a sessão solene em homenagem à Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril.

O ex presidiário brasileiro, no entanto, será recebido pelo Parlamento em sua viagem para Portugal e poderá falar em uma sessão de boas-vindas, que acontecerá no dia 24 ou 25 de abril.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, chegou a anunciar a presença de Lula na sessão solene de 25 de abril, o que não agradou o Partido Social Democrata (PSD) e a Iniciativa Liberal (IL).

O PSD de Portugal (muito diferente do partido brasileiro) afirmou não aceitar que o presidente brasileiro e ex presidiário, discursasse na Assembleia da República durante a sessão solene comemorativa, e o líder da IL declarou que os deputados deixariam o local se isso ocorresse. Após reunião com líderes dos partidos, ficou acertado que Lula será recebido em uma outra sessão, de boas-vindas.

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, declarou que, na sessão em homenagem à Revolução dos Cravos, Lula poderá assistir às cerimônias, mas não poderá discursar.

Augusto também adiantou que “as condições protocolares” para a sessão de boas-vindas serão trabalhadas ao longo de março e no começo de abril.

De acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, a visita de Lula a Portugal ocorrerá entre os dias 22 e 25 de abril.

コメント


bottom of page