top of page

Últimas Notícias

Derrotado na indicação ao TCU, Fernando Bezerra entrega o cargo de líder do governo no Senado

Ely Leal

Emedebista teve apenas sete votos na disputa pela vaga no tribunal, e se sentiu traído por falta de empenho do Planalto

Após sofrer uma derrota expressiva na disputa pela vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) entregou nesta quinta-feira seu cargo de líder do governo no Senado. O parlamentar formalizou o pedido ao presidente Jair Bolsonaro, pela manhã.

"Entreguei nesta manhã o cargo de líder do governo no Senado. Formalizei o pedido ao presidente Jair Bolsonaro a quem agradeço a confiança no exercício da função", escreveu Bezerra, pelo Twitter.

Os senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Márcio Bittar (PSL-AC) são os mais cotados para assumir o cargo de líder do governo na Casa.

Bezerra optou por deixar a liderança um dia após o Senado ter aprovado o nome de Antonio Anastasia (PSD-MG) como novo ministro do TCU, cargo que também pleiteava com Kátia Abreu (PP-TO). Bezerra ficou em último na disputa, levando sete votos. Anastasia obteve o apoio de 52 senadores, enquanto Kátia, 19.

Diante do resultado, parlamentares avaliavam desde ontem que Bezerra não teria condições de continuar como líder do governo, cargo que demanda justamente a articulação por votos na Casa. Além disso, o senador emedebista afirmou que se sentiu traído por não ter contado com o empenho do Palácio do Planalto.

De acordo com uma pessoa próxima ao parlamentar, o emedebista não descartava uma derrota, mas o fato de ter recebido somente sete votos foi simbólico para ele. Alguns congressistas ironizaram o fato de Bezerra não ter recebido nem mesmo o apoio da sua bancada, o MDB, que tem 15 integrantes.

Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro deixou claro que não tinha intenção de interferir na disputa pela vaga do TCU por avaliar que se tratava de questão interna da Casa. Emissários de Bolsonaro levaram a mensagem até mesmo ao presidente do Senado, em gesto de boa vontade.

Apesar disso, de acordo com aliados do governo, Bezerra usou a posição de líder do governo para tentar conquistar apoio, o que levou Bolsonaro a enviar mensagens diretamente a integrantes da base para ressaltar que não tinha candidato.




Fonte: Ansa/O Globo

Comments


bottom of page