top of page

Últimas Notícias

Câmara segue relatório do T.C.E. aprova as contas do Executivo do ano de 2021

Ely Leal

Com 12 votos favoráveis, 2 contrários e 1 ausência, câmara seguiu relatório que indicava aprovação

A Câmara Municipal de Primavera do Leste, por sua maioria, aprovou o relatório do Tribunal de Contas do Estado (T.C.E.) no sentido de que as contas do Prefeito Leonardo Tadeu Bortolin, relativa ao ano de 2021, fosse aprovada com as devidas ressalvas e explicações.

A sessão que aconteceu na noite desta segunda-feira, (20/03), teve o voto contrário dos vereadores Adriano Carvalho (Pode) e Luis Costa (PP), a ausência foi do vereador presidente Valdecir Alventino, o Vado (PSD), por motivo de força maior, sendo que todos os demais votaram favoravelmente a aprovação do que estava indicado no relatório do TCE.

Para abrir a divergência do voto, o vereador Adriano Carvalho pontuou as ressalvas dos investimentos que ficaram abaixo do índice determinador Lei na educação, bem como criticou os investimentos em mídia, os repasses para a Câmara e os investimentos em esportes e lazer.

Para contrapor, o vereador José Paulo Zancanaro (MDB), disse que, conforme apontou o próprio relatório do TCE, os investimentos em educação ficaram abaixo do mínimo constitucional, porém a ação foi sanada, no próprio relatório do T.C.E. haja vista que o ano de 2021 foi o ano do ápice da pandemia da Covid-19, o que levou ao fechamento das escolas, que teria ocasionado a falta de diversas despesas, como alimentação, hora extras dos profissionais da educação, consumo de água e luz, transportes e diversos outros. Por isso o gasto com educação teria ficado abaixo do índice constitucional.

Além disso, pontuou que não há o que se falar em termos de investimento em esporte e lazer, já que pela mesma razão da pandemia, não era possível se abrir eventos na cidade, de qualquer natureza.

Já o vereador Manoel Mazutti (MDB), ex Presidente da Câmara informou que não fez a recuperação de alguns espaços físicos da Câmara porque não se sentiu seguro quanto a conveniência, legalidade e oportunidade de realiza-las, mas que deixou os relatórios destes itens para o atual presidente decidir.

Já o vereador Renato Cozanelli (União Brasil) sugeriu que os investimentos na mídia, a Câmara poderia aprovar um projeto de lei obrigando os investimentos do executivo, apenas no âmbito do município ou da região. Sobre o mesmo tema, Manoel Mazutti reforçou que é contrário o investimento (conforme deixou claro no discurso que fez durante sua passagem pela Presidência) pois considera a imprensa mera divulgadora de ações, desprezando o papel da informação social dos veículos. Mas disse que embora seja contrário, não existe irregularidade no investimento.

O Decreto da aprovação das contas foi lido e aprovado em plenário.





Ely Leal - Redação



Comments


bottom of page