top of page

Últimas Notícias

Câmara deveria decidir até 31/12 para definir se o número de vereadores vai aumentar para 17 ou não

  • Foto do escritor: Ely Leal
    Ely Leal
  • 6 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de out. de 2023

O aumento é de acordo com a Lei que determina o numero de vereadores de acordo com o número de habitantes. Assunto é polêmico na sociedade

Existem poucas dúvidas na sociedade local, de que a atual composição da Câmara Municipal é, na história do município, a mais submissa ao executivo, a mais incompetente no desempenho de suas funções, a mais despreparada das rotinas parlamentares e a mais neófita em se avaliando a qualidade intelectual.

Por outro lado é obrigatório também reconhecer que o poder que ocupam, independente da incompetência dos atuais integrantes, é um poder extremamente fundamental e deve ser valorizado, enquanto Poder e representativo da sociedade que representa.

Pois é está composição, de longe a pior que a cidade já teve, que deverá decidir um tema de altíssima importância e cuja debate requer conhecimento da função institucional. O que definitivamente é algo raro atualmente.

Pela quantidade moradores, a Lei determina que o teto do número de vereadores é de 17 eleitos.

Composta hoje, do limite de vereadores que a estimada população de então permitia, os atuais neófitos e apedeutas devem discutir o tema. Mas terão capacidade para isso?

Como toda casa legislativa no Brasil, o nível de aprovação do parlamento municipal hoje no município é menor, neste momento, a "casa da luz vermelha".

Custando, cada vereador, cerca de R$ 400 mil/ano, o que a Câmara entrega para a população, são vereadores politiqueiros, ou populistas, subservientes e rasos, não é de se espantar o conceito, enquanto parlamento, do conceito que gozam da sociedade.

Por ouro lado, no entanto, a quantidade de vereadores, representa a diversidade de cada setor da sociedade. Quanto mais vereadores, maior a representatividade da sociedade. Portanto, com 17 vereadores, mais setores da sociedade ganham assento na casa de leis.

Ocorre que, com o conceito que têm o parlamento atual, a necessidade seria reduzir, pelo que se sente em parte da sociedade, já que se revezam em fazer as vontade de outro Poder e tirar proveito próprio e financeiro do cargo.

Ao consultar a assessoria de imprensa da Câmara, sobre o tema, temos a informação de que nada tramita na "Casa de Leis" acerca do assunto.

Depois de aniquilar a oposição, retirar na ilegalidade e na força alguma voz divergente, para saber se o número de vereadores em Primavera do Leste vai aumentar, diminuir ou ficar na mesma, não se deve consultar seus membros, mas os "donos" de suas vontades. No caso, o Poder Executivo.

Com a Lei determina que as discussões de alterações no quadro funcional dos cargos eletivos, deva ser determinado no ano anterior as eleições, a Câmara precisa enfrentar o debate até 31 de dezembro deste ano. Se não se manifestar, fica como está.


コメント


bottom of page