top of page

Últimas Notícias

  • Ely Leal

Apagão, desmentidos, ausências e soluções. Audiência no Novo Poxoréu teve de tudo

Uma das principais reivindicações, a instabilidade no fornecimento de energia ser mostrou na Audiência onde vários deputados não compareceram, mas o resultado final foi produtivo para a comunidade

Tinha tudo para dar errado, mas no final o resultado foi positivo e vários encaminhamento foram pactuados. E com excelente participação da comunidade.

A audiência pública no Distrito Novo Poxoréu, para discutir as necessidades, urgências e providências que os moradores necessitam, começou revelando a crueldade de uma das mais terríveis situações que a região sofre.

O fornecimento de energia elétrica, feita pela pior concessionária do serviço público em toda a região, a Energisa.

Por falta de energia elétrica, a audiência marcada para as 17h começou com mais de 2h de atraso e foi necessário que o Prefeito de Poxoréu, Nelson Paim e o vice Prefeito de Primavera, Ademir de Góes, entrassem em contato com a direção regional da incompetente empresa para pedir providências.

Quando finalmente começou, o deputado estadual Paulo Araújo (PP), responsável pela realização da Audiência, atendendo a uma solicitação do vereador Luiz Magalhães, apresentou a proposta da audiência de ouvir pela ordem, os presidentes (ou representantes) das associações (cerca de 11), os moradores, autoridades convidades e as providências que seriam tomadas sobre o que seria dito no evento.

Os presidentes das associações ou seus representantes, se dividiram entre os que fizeram pedidos em nome da sociedade e uma parte que se dedicou a fazer política e discursos politico populista do tipo "estou aqui para lutar por vocês", "vou onde o povo mandar" e coisas do tipo, de olho na eleição de outubro. Os politiqueiros.

Os moradores fizeram as reivindicações e as duas principais foram: 1º) - Recuperação e asfaltamento dos acessoss e 2º) - Estabilidade no fornecimento de energia elétrica, que constantemente apresenta variações e quedas. Também foram citadas a necessidades de creches, escolas, atendimentos e remédios nos postos de saúde, municipalização da captação, tratamento e distribuilçao de água, ônibus escolar e a regularização fundiária.

Entre as autoridades, vereadores de Primavera e Poxoréu se revesaram a falar muito para não dizer quase nada. Os deputados estaduais que prometeram presença, não apareceram e o único que mandou representante foi Max Russi.

O mais cobrado, Prefeito Nelson Paim disse, na presença do vereador Iltemar Ferreira (UB) disse que o dinheiro prometido pelo Deputado Eduardo Botelho (UB) jamais esteve disponível na conta. Iltemar foi o que mais propagou a noticia infundada. Disse ainda que a Prefeitura tem feito o possível, mas sem regularização fundiária é quase impossível atender as necessidade de infraestrutura do distrito do Novo Poxoréu.

Já o deputado estadual Paulo Araújo, leu todos os cartazes, relembrou os principais pontos das falas produtivas e confirmou que neste ano, os cargos de deputados não estarão em disputa e portanto sua presença não seria marcada por promessas infundadas ou busca eleitoreira de votos, mas o compromisso de realmente fazer algo.

Revelou ainda, que o discurso feito por Nelson Paim é correto e que sem a regularização fundiária é a pedra de toque de todos os problemas, pois o poder público municipal ou estadual não pode sequer construir o asfalto sem que o Incra resolva a questão de titularidade dos lotes, residênciais e públicos e das ruas. Um exemplo claro é a estrada de acesso. Como vai asfaltar se a estrada pertence a união?, questionou o deputado Paulo Araújo.

O estado e o Município não podem construir em terras invadidas e sem regularização. Não pode construir escolas, creches, postos de saúde, sub-prefeituras e etc.

Paulo Araújo se comprometeu como primeira medida a convocar a direção estadual da Energisa em Cuiabá para solucionar com urgência a questão da instabilidade na rede elétrica.

A partir dai vai priorizar a regularização fundiária para permitir a titularização e o loteamento, e só então pode-se falar em emendas ou recursos para as outras necessidades de prédios públicos ou praças de lazer.

Com relação aos ônibus escolares, o governo do estado deve fazer n os próximos dias uma grande aquisição de veículos, via licitação e cerca de 4 a 6 ônibus deverão ser destinados a Poxoréu para atender especificamente a região.

O sentimento dos participantes foi no sentido de que agora, algumas providências especificas serão solucionadas e encaminhadas, longe do processo político-eleitoral.







Redação: Ely Leal






Comments


bottom of page